Europol alerta para venda falsos resultados negativos de testes Covid-19

Notícias

Enquanto as restrições de viagem permanecerem em vigor devido à pandemia, criminosos aproveitam a oportunidade de produzir e vender certificados de teste COVID-19 falsos, alerta uma Notificação Prévia da Europol publicada hoje.

Vários casos já surgiram de certificados de teste COVID-19 fraudulentos sendo vendidos a viajantes:

  • rede de falsificação que vendia resultados de testes negativos aos passageiros foi desmontado no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, França;
  • No Reino Unido, foram apanhados criminosos a vender documentos COVID-19 falsos por 100 libras
  • Em Dezembro de 2020, foi detido pela Polícia Nacional Espanhola um indivíduo por vender resultados de testes falsos por 40 euros.

A Europol recebeu informações adicionais sobre a alegada utilização de uma aplicação móvel pelo Rathkeale Rovers Mobile Organized Crime Group, que permite aos membros do grupo de crime organizado falsificar manualmente os resultados dos testes.

Dados os meios tecnológicos amplamente disponíveis, na forma de impressoras de alta qualidade e diferentes softwares, os criminosos são capazes de produzir com alta qualidade documentos falsificados ou falsos.

Os Estados-Membros são encorajados a partilhar com a Europol quaisquer informações relevantes sobre actividades criminosas relacionadas com a documentação de teste COVID-19 falsa.