lavoro

ICC comemora 35 anos de actividade

Notícias Segurança no Trabalho

A ICC – Indústrias e Comércio de Calçado, proprietária da marca Lavoro, comemora este ano 35 anos de actividade no campo do calçado profissional. A empresa destaca o crescimento ao nível do calçado para o segmento da saúde.

A empresa nacional exporta para mais de 50 mercados uma vasta gama de modelos, concebidos para responder às exigências e desafios dos diferentes ambientes de trabalho. Da indústria à construção, incluindo logística, transporte, manutenção, electrónica, mineração, saúde, silvicultura, bombeiros e forças militarizadas.

Segundo aponta, “foi a primeira empresa do sector do calçado profissional a possuir certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), diferencia, ao contrário da generalidade das suas congéneres, as propostas para homens e mulheres, para as quais está interessada em desenvolver modelos adaptados à fisiologia feminina e à biomecânica”.

pub


Estas preocupações estão há muito na base da concepção e desenvolvimento do seu calçado profissional “e nunca como em 2020, o SPODOS, o Centro de Ciência do Pé criado há 10 anos, foi tão solicitado para ajudar os clínicos de medicina do trabalho e higiene, assim como os técnicos de saúde e segurança a responder a tantos e diversos desafios no campo da protecção pessoal”, refere.

Como refere, “a saúde e segurança dos pés no local de trabalho tem impacto em várias áreas de actividade de uma empresa: no bem-estar, energia e produtividade dos trabalhadores; no bom ambiente de trabalho; no respeito pela legislação laboral; no cumprimento das certificações; no cumprimento das regras escrutinadas pela inspecção económica; no cumprimento dos objectivos de produção; e, em última análise, nos resultados financeiros alcançados pelas empresas”.

De acordo com um estudo da “Nova Information Management School” (NOVA-IMS), em média, os portugueses faltaram quase seis dias (5,9) ao trabalho em 2018, o que resultou numa perda de 2,2 mil milhões de euros. Estes resultados foram agravados nos últimos anos, especialmente em 2020, como uma consequência directa da pandemia da COVID-19.

Consciente do cuidado a ter com o pé em ambientes de trabalho, bem como das competências da SPODOS nos campos da podologia e biomecânica aplicada à concepção, aconselhamento e utilização de calçado profissional, “empresas dos mais variados sectores de actividade contam cada vez mais com a colaboração de podólogos e engenheiros biomédicos da SPODOS”, assegura Teófilo Leite, presidente do conselho de administração da ICC.