NATO selecciona defense cloud da Thales

Notícias

A NATO seleccionou a Thales para fornecer a primeira “defense cloud” certificada que pode ser implementada no teatro de operações em menos de 24 horas. Este contrato permite ao grupo entrar num novo sector de mercado.

Em comunicado a Thales salienta que está orgulhosa por “contribuir para a transformação digital das forças armadas, fornecendo esta primeira solução de defense cloud táctica, certificada (…)”

À medida que as operações militares se tornam cada vez mais orientadas para os dados, o acesso a dados e aplicações críticas é um requisito crucial para as forças armadas. A defense cloud desenvolvida permite às forças analisar e partilhar dados em tempo real desde o centro de comando até ao teatro de operações, prosseguir a sua transformação digital em completa segurança, e acelerar o ciclo de decisão para ganhar e manter uma vantagem operacional.

Até agora, podiam ser necessários vários meses e dezenas de engenheiros especializados a trabalhar em locais próximos da zona de combate para a utilização dos meios necessários.

“Com Nexium Defence Cloud e o seu Service Design Studio e sistema de orquestração, uma pequena equipa de peritos pode implantar serviços e aplicações de TI em locais a milhares de quilómetros de distância em apenas algumas horas. Esta solução baseia-se numa abordagem holística que abrange a gestão de aplicações, TI, redes e segurança, com uma arquitectura global do sistema concebida para acomodar vários níveis diferentes de confidencialidade”, aponta a empresa.