Reconhecimento facial é implementado no aeroporto de Madrid

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A AENA, juntamente com a companhia aérea Iberia, a Inetum e a Thales participaram num projecto de impelmentação de reconhecimento facial no aeroporto de Barajas, Madrid, em Espanha. O projecto contou com o apoio do centro de desenvolvimento tecnológico industrial.

O projecto permite a detecção biométrica de passageiros através da utilização de dispositivos móveis. Pretende aumentar a segurança e racionalizar e facilitar os processos no aeroporto num grande número de voos e destinos diferentes.

A Aena faz parte de um consórcio participado pela Iberia, Inetum e Thales para realizar um projecto de I&D, com o objectivo de procurar novas formas de operar no sector do transporte aéreo, a fim de cumprir as novas medidas de segurança sanitária implementadas como resultado do Covid-19.

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O projecto proposto permite a detecção biométrica de passageiros graças à utilização de dispositivos móveis, o que melhorará a sua experiência de viagem no aeroporto ao simplificar todo o processo e eliminar qualquer tipo de contacto físico, o que aumenta ainda mais a segurança em todos os procedimentos aeroportuários.

A utilização desse equipamento móvel incorpora também o conceito de mobilidade, de modo a que um grande número de voos e destinos diferentes possa ser operado com um pequeno número de dispositivos. Além disso, o sistema irá melhorar as capacidades de detecção, identificando um passageiro mesmo com uma máscara protectora.

Esta iniciativa recebeu o apoio do CDTI (Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial), através do programa de cooperação em I&D, contribuindo assim para a melhoria do nível tecnológico e a digitalização das empresas espanholas através do desenvolvimento de propostas baseadas na inovação.

Para este projecto de I&D e em conformidade com as novas medidas de segurança sem contacto, a plataforma de reconhecimento facial implementada no Aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas, que se encontra actualmente em fase de teste piloto, servirá de cenário para o desenvolvimento das novas funcionalidades. Isto envolve a sua integração no processo de check-in único através de uma aplicação dedicada, controlos de segurança e embarque.

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