Relatório destaca aumento dos ataques RDDoS

Cibersegurança e InfoSec Notícias

“Houve um aumento dos ataques RDDoS (Ransom Distributed Denial of Service)” durante o segundo semestre de 2020, esta é uma das conclusões do estudo Threat Landscape Report da S21sec, fornecedor de serviços de cibersegurança. Segundo refere, esta técnica já utilizada “está a aumentar sob uma nova metodologia – extorsão sem ataque – para causar medo no sector privado”.

Além disso, a equipa de Intelligence da S21sec também identificou um aumento, em mais de 50%, de fake news ou desinformação sobre questões políticas, governamentais e de saúde, entre outras, não verificada e divulgada em plataformas sociais.

“O segundo semestre de 2020 foi muito marcado por incidentes de segurança relacionados com ‘ransomware’, já que quase semanalmente este tipo de ataques tem sido reportado em empresas dos mais diversos setores, como financeiro, saúde, indústria química ou videojogos”, destacou Sonia Fernández, responsável da equipa de Intelligence da S21sec.

pub


De acordo com o relatório, os ataques RDDoS aumentaram e, portanto, marcaram grande parte do segundo semestre de 2020. Neste tipo de ataques, os cibercriminosos enviam uma nota de resgate por e-mail para potenciais vítimas, fazendo-se passar por grupos conhecidos neste tipo de práticas como FancyBear, CosyBear, Lazarus Group, Silence Group ou Armada Collective.

“Em algumas ocasiões, o envio da nota é feito juntamente com um ataque de baixo impacto, mas o objetivo é amedrontar as vítimas para que paguem a quantia necessária, evitando assim um ataque de maior dimensão”, afirma Sonia Fernández.

A partir de julho de 2020, após o fim dos primeiros confinamentos globais e obrigatórios, a desinformação ou fake news aumentaram, em mais de 50%, maioritariamente em torno de questões políticas, governamentais e de saúde, sendo disseminadas através de redes sociais como Twitter e Facebook ou plataformas de mensagens como como WhatsApp e Telegram.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.