Apresentada plataforma de gestão automatizada de drones

Notícias

A espanhola Telefónica, através da sua filial Telefónica Tech Security Engineering (TIS), apresentou a sua nova plataforma de gestão automatizada de drones, como parte de uma estratégia de expansão comercial ao nível das capacidades de segurança dos drones.

Esta plataforma foi apresentada no evento “Drones, The Future of Security” e permitirá a uma frota de drones voar autonomamente a partir de qualquer ponto geográfico do planeta. Para tal, esta plataforma irá suportar-se de diferentes sistemas de navegação, sensores, sistemas de orientação e ferramentas de visão e inteligência artificial, tornando estes dispositivos capazes de realizar operações em áreas remotas de difícil acesso.

pub


Estes drones podem ser utilizados tanto para o sector público como privado, embora se destinem especialmente ao campo da segurança. Em qualquer caso, esta tecnologia “pode facilitar, a nível operacional, o trabalho de vigilância, manutenção de instalações, operações tácticas automatizadas e melhoria de processos, entre outros”, apontaram os responsáveis, citados pela imprensa espanhola.

Esta não é a primeira vez que a Telefónica leva a cabo iniciativas com drones. Há alguns meses, a empresa criou um projecto que consiste na monitorização de infra-estruturas ferroviárias utilizando drones equipados com tecnologia 5G. Basicamente, podem enviar um drone directamente para um ponto para inspeccionar remotamente a área sem ter de deslocar um técnico. A  União Europeia (UE) removeu a 31 de Dezembro de 2020 uma série de “vazios legais” entre os estados membros. As novas regras da UE pretendem abrir a possibilidade de realizar voos com drones no que eram anteriormente considerado “zonas proibidas”, e racionalizar o processo de aprovação regulamentar

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.