Tenha o bom senso de o pedir só nas horas vagas

Notícias Opinião

Há quem o use com moderação, só para um ligeiro tempero. Há quem não se segure e use-o por tudo e por nada. Há ainda quem o faça por ter preguiça em ler o livro de receitas ou ainda para esconder a falta de dedo para a coisa. E, por fim, há os outros.

O bom senso (BS) não vem dentro de um frasco de especiaria e não se encontra na prateleira de supermercado. Antes assim fosse, ao menos dava trabalho a ir buscar e saía do bolso, uma condicionante portanto. É só mesmo fruto de auto didacta, é peça de autor.

O BS é usado, normalmente, por iniciativa própria tipo, “deixa-me cá empilhar estas caixas para ver se mudo esta lâmpada”, ou “ vou só obstruir esta porta 5 minutinhos enquanto limpo o corredor”, revelando na acção do executante um autêntico acto de bravura. É o sujeito activo. Ou pode ser empregue como directiva da hierarquia, “olhe, estimado, faça como você achar melhor”, neste caso a gravidade aumenta, o sujeito é passivo e manda.

Se usa-lo é audácia, pedir para promovê-lo já roça requinte de preguicite aguda para ir buscar o manual à prateleira.

  E assim  surgiu a expressão “cada cabeça sua sentença.”

Não quero ser interpretado como um extremista do tema, nem ala radical, e para provar alguma liberalidade, nesta minha tese cabe o uso do BS pelo agente, mas só empregado para depois da hora de expediente, nas folgas e período de férias.

Para acabar com esta modernice e iluminar o caminho, é aqui que entra a figura do Director de Segurança (DS), sendo o mesmo,  por definição, pessoa honrada e irredutível, chegando a ser criatura execrável no exercício da sua função, vulgo #chatocomocaracas, cabendo-lhe a tarefa de fazer cumprir o que está convencionado em normas castas e de fácil leitura. É guião em que o actor só terá de ter os predicados acima mencionados para o filme ter sempre um desenlace feliz. Para tal, como bom praticante, socorre-se a toda a hora da sua Bíblia pois ela é lei, é a palavra e é sagrada. Medidas de Auto Protecção.

O DS nasceu unicamente com uma missão de vida, evangelizar o próximo, vulgo Cultura de Segurança, pretendendo, desta forma, fazer nascer um fenómeno de imperativo cultural. Aculturação do grupo.

Esta doutrina de mitigação do BS é ancestral, existe e está presente em inúmeras instituições de sucesso, sejam elas de caris militar, policial ou civil. No caso concreto deste cronista ele tem o privilégio de privar numa organização em que o By the Book é mesmo sem aspas.

PS: O autor não pretende com esta exposição limitar a criatividade ou o engenho, muito menos o sentido de iniciativa do leitor, apenas sugere que estes sejam aplicados nas horas de lazer.

Simplicity is the Ultimate Sophistication (Leonardo Da Vinci)

Por Marcos Alexandre, Security Manager Corinthia Lisbon

PUB


Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.