Mercadona e Logifruit aumentam a segurança no transporte de mercadorias

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A Mercadona conta há 25 anos com um modelo de logística sustentável, fruto em parte da sua relação com a Logifruit, pioneira na introdução de paletes de plástico laváveis, reutilizáveis e recicláveis, assim como caixas dobráveis utilizadas para a distribuição alimentar em Espanha.

Fundada em 1996, a Logifruit iniciou a sua relação com a Mercadona nesse mesmo ano, dando suporte aos seus fornecedores de frutas e legumes. Desde então, trabalha seguindo as premissas da política de economia circular promovida pela UE (Redução, Reutilização, Reparação e Reciclagem de embalagens em fim de vida útil), utilizando os recursos de forma eficiente e favorecendo a permanência dos materiais no ciclo produtivo o maior tempo possível.

O design e os materiais utilizados ​​permitem que quer as paletes quer as caixas completem vários circuitos, desde o produtor primário até à loja. Cada caixa ou palete, após cada ciclo de utilização, regressa ao armazém e entra num processo automatizado de limpeza e desinfecção que garante a sua segurança e higiene. Em poucos minutos estão prontas para serem utilizadas ​​novamente.

Este sistema de trabalho eficiente e sustentável procura potenciar ao máximo as matérias-primas e alcançar o desperdício zero. Com estas caixas reutilizáveis, é possível economizar mais de 180.000 toneladas por ano em materiais de utilização única.

A Logifruit centra a sua actividade na lavagem, desinfecção, classificação, armazenamento e aluguer de caixas de plástico reutilizáveis.

Assim, por exemplo, em termos de custos, o modelo de reutilização elimina consideravelmente os investimentos feitos na fabricação de um maior número de embalagens, reduzindo custos na gestão, controlo e produção na cadeia de abastecimento, ao mesmo tempo que permite obter preços mais competitivos através de economias de escala.

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Por outro lado, a nível das embalagens, incentiva-se a criação de um modelo padrão e reforça-se a higiene, com especial destaque para a Segurança Alimentar. Ao nível do manuseamento reduz-se o espaço no armazém devido a uma melhor gestão do stock, reforçando-se ainda a segurança no processo de retirada de embalagens vazias.

A colaboração entre a Mercadona e a Logifruit aumenta a segurança, eficiência e agilidade no transporte de mercadorias; optimiza a distribuição de rotas; melhora o fluxo de produtos que chegam aos lineares; aumenta o volume de entrega aos fornecedores e reforça a rastreabilidade.

O sistema funciona também devido à logística inversa e à chamada Estratégia do Oito, cujo objetivo é não transportar “ar”, ou seja, pretende-se que os camiões nunca viajem vazios, evitando assim viagens desnecessárias e conseguido um menor impacto no meio ambiente.

Com uma dinâmica ágil e eficaz, os camiões levam as caixas utilizadas ​​para o bloco, onde são verificadas e reparadas quando necessário, encaminhando peças substituídas para a reciclagem.

Em poucos minutos, as caixas estão novamente prontas – limpas, higienizadas e paletizadas – para voltarem ao fornecedor e depois às lojas. É um claro exemplo de economia circular, em que os materiais são mantidos no ciclo produtivo durante o maior tempo possível.

Segundo Margarita Muñoz, directora de Responsabilidade Social da Mercadona: “estamos cada vez mais convencidos da necessidade de continuar a cuidar do planeta e de promover iniciativas e modelos sustentáveis ​​como o da Logifruit, que também garante a segurança alimentar das embalagens, a ergonomia e a eficiência no transporte”.

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