Ascendi já está a utilizar sistema inédito de segurança em Portugal

Notícias Transportes

Um ano depois de anunciar o interesse na sua utilização, a Ascendi já esta a utilizar um novo sistema que protege as equipas que trabalham na via, bem como os próprios condutores. O Truck Mounted Attenuator (TMA) é um atenuador de impacto móvel, projectado para absorver a energia do veículo em colisão, protegendo os ocupantes do veículo em despiste e, ao mesmo tempo, os trabalhadores nas proximidades.

Segundo refere, “estes equipamentos de protecção já são usados há algum tempo no Reino Unido, Bélgica e Estados Unidos”. Em Portugal, “a Ascendi é a primeira concessionária a adquirir e utilizar este equipamento na gestão da sua infra-estrutura”.

Esta aquisição “decorre de um longo trabalho de pesquisa e consulta interna e externa das melhores práticas e equipamentos, com o objectivo de evitar e/ou diminuir os acidentes contra veículos de serviço e trabalhadores apeados”.

No caso específico dos dispositivos atenuadores montados em camião, “foram realizadas, por equipas da Ascendi ligadas à Segurança das Operações, visitas técnicas a diversos países e fornecedores”.

Destacam-se o Reino Unido e a Bélgica onde estes equipamentos são, há vários anos, de uso obrigatório na sinalização de trabalhos em vias. No caso específico da Bélgica, foi possível observar que a taxa de sucesso deste equipamento é elevada, refere a empresa.

Como próprio nome indica, “estes equipamentos são acoplados a veículos pesados e servem como atenuador no caso de ocorrer um embate traseiro por um veículo, dado que absorve a energia do impacto”.


“Atendendo a que, cada vez mais as estatísticas demonstram o aumento de condutores distraídos provocando inúmeros acidentes, este equipamento, apesar de não evitar o embate, poderá diminuir os seus danos, por um lado aos trabalhadores e por outro aos próprios passageiros da viatura que dá origem ao acidente”.

Como aponta, a Ascendi “continuará a pesquisar e a divulgar as melhores práticas, inclusive no seio da APCAP, tendo como objectivo aumentar a segurança nos trabalhos nas vias activas”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub