Vodafone e IBM vão lançar cloud privada virtual em Portugal

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Vodafone e a IBM anunciaram recentemente uma aliança para o lançamento da Vodafone Virtual Private Cloud, uma nova oferta de cloud privada para clientes empresariais da Vodafone Portugal. A Vodafone Virtual Private Cloud “proporcionará aos clientes a escalabilidade, eficiência e segurança de que necessitam para acelerar a sua transformação digital”, refere a empresa.

A IBM disponibilizará a infraestrutura privada dedicada à Vodafone Portugal, que será alojada no datacenter da IBM em Portugal.

Com a Vodafone Virtual Private Cloud, os clientes poderão aceder a um portal de self-service criado e gerido pela IBM, onde poderão executar e gerir os seus workloads de TI, ao mesmo tempo que beneficiam da elevada escalabilidade e adaptabilidade da solução às futuras necessidades do cliente, com um custo competitivo.

Adicionalmente, os clientes terão a opção de utilizar um conjunto de capacidades de automação e monitorização, bem como de IBM Managed Services, para os ajudar a gerir, optimizar e actualizar as suas infraestruturas virtuais e gerir o seu negócio de forma mais eficiente.

A Vodafone também irá disponibilizar aos clientes acesso às ferramentas de cibersegurança. Com esta oferta, os clientes da Vodafone podem ter um único parceiro para serviços de telecomunicações, de cloud,  cibersegurança e serviços geridos.

Este serviço é “particularmente relevante para as pequenas e médias empresas (PMEs) em Portugal que procuram transformar digitalmente as suas operações, mas precisam de uma forma flexível e financeiramente competitiva, de gerir e optimizar os seus workloads num ambiente de cloud seguro”, refere a Vodafone.

“Se a utilização de tecnologias e serviços baseados na Cloud já era um factor de diferenciação para muitas organizações, graças à agilidade, segurança, inovação, escalabilidade e redução de custos obtidas, tornou-se agora mais premente na conjuntura pandémica e com a obrigatoriedade do trabalho remoto. Através desta parceria com a IBM, a Vodafone Portugal reforça o seu compromisso em contribuir ativamente para o processo de transformação digital em curso nas empresas a operar no mercado nacional”, afirma Henrique Sacadura Fonseca, administrador do segmento empresarial da Vodafone Portugal.

“Hoje, estamos a disponibilizar uma oferta de private cloud empresarial que pode oferecer a segurança, eficiência e escala que os clientes portugueses precisam para conseguirem criar mais valor”, afirmou José Eduardo Fonseca, Global Technology Services Leader, IBM Portugal. “Este é mais um passo importante no âmbito do nosso compromisso activo na disponibilização de ofertas inovadoras de cloud ao mercado português”, reforçou.

O anúncio baseia-se no acordo global estratégico da IBM e da Vodafone.  Neste âmbito , os clientes empresariais da Vodafone têm acesso a todo o portefólio de ofertas de cloud da IBM, suportado  pela sólida experiência da IBM na indústria e em tecnologias  open-source. Como parte deste acordo global, a IBM está a disponibilizar serviços geridos à unidade de cloud e de hosting da Vodafone.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub