APDL avança com plano de prevenção de risco e SGSI

Notícias

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai implementar um plano de prevenção do risco (ISO 31000) e do sistema de gestão da segurança da informação (ISO 27001) na plataforma Globalsuite. Neste sentido, a APDL abriu recentemente um concurso público que se encontra a decorrer.

A APDL reviu em 2020 o seu modelo de Gestão do Risco, constituindo-se pelo Manual de Gestão do Risco, plano de prevenção e mitigação dos riscos de gestão, incluindo os de corrupção e infracções conexas, matriz de riscos, dicionário de riscos e oportunidades de melhoria, refere no caderno de encargos.

Neste sentido, a APDL prevê implementar o plano de prevenção do risco, de acordo com a ISO 31000 e implementar o sistema de gestão da segurança da informação, de acordo com a ISO 27001, para o sistema de gestão portuária JUP – Janela Única Portuária. Ambas com utilização da plataforma Globalsuite da Audisec.

A APDL pretende a implementação de duas fases, a ocorrer em paralelo, relativas ao apoio na análise e desenvolvimento de Indicadores de Risco (KRI) associados aos riscos críticos identificados (cerca de 80 riscos), definição e implementação de relatórios de gestão, criação de base de dados de eventos e implementação destes instrumentos, na solução de gestão de risco GLOBALSUITE, incidindo em particular nos módulos de Gestão do Risco ISO 31000 e Balanced Score Card; avaliar a maturidade da APDL ao nível da Segurança da Informação (Políticas e Procedimentos) e de acordo com a ISO27001; implementar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) para os sistemas de gestão portuários alinhado com o referencial ISO27001 para obtenção de certificação; entre outros aspectos.

A APDL possui licenciamento Enterprise nos módulos ISO 31000, Balanced Scorecard e ISO27001.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub