Sistema de IA implementado nas fábricas da Bosch em todo o mundo

IA Notícias

Mais precisa do que qualquer olho ou ouvido, mais rápida do que qualquer mente: a inteligência artificial capta e processa terabytes de dados numa questão de segundos, ajudando os humanos a entender relações complexas num ápice e a agir de forma mais eficiente.

O Bosch Center for Artificial Intelligence (BCAI) desenvolveu um sistema baseado em IA que detecta anomalias e avarias no processo de fabrico numa fase inicial, reduzindo de forma fiável as peças rejeitadas e resultando na melhoria da qualidade do produto. 

Durante a Conferência Digital de IA da Bosch, “AICON”, Dr. Michael Bolle, CDO/CTO da Bosch afirmou que “o uso de inteligência artificial tornará as fábricas mais eficientes, mais produtivas, mais ecológicas – o que se traduzirá em os produtos ainda melhores. A nossa nova solução de IA contribuirá para a poupança de milhões em custos.”

As fábricas piloto onde o sistema de IA já está em uso estão a poupar, atualmente, entre um e dois milhões de euros por ano. A unidade localizada em Hildesheim, por exemplo, foi capaz de identificar e eliminar perturbações nos fluxos de processos com a ajuda da IA.

Como resultado, os ciclos de tempos das linhas diminuíram 15%. Vários estudos realizados vêm confirmar o impacto positivo da IA, com a indústria 4.0, em particular, a beneficiar da utilização generalizada da IA na Alemanha.

Para além disso, e no computo global das várias indústrias, haverá um maior potencial de redução de custos – mais de 50% (182 mil milhões de euros) –graças à produção com o auxílio da IA (fonte: eco – Associação da Indústria da Internet e Arthur D. Little, 2019).

Em 2021, a Bosch vai lançar o produto de IA desenvolvida pelo BCAI, em cerca de 50 unidades de produção a nível mundial, e conectando-a a mais de 800 linhas de produção.

Todos os dias, mais de mil milhões de mensagens serão armazenadas na plataforma de análise de dados. Posteriormente, a Bosch tem planeado a implementação em toda a empresa, o que implica as suas cerca de 240 unidades a nível global.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub