IFEMA regressa com 50 eventos em Madrid

Notícias

A IFEMA, Feira de Madrid, está de volta ao activo e está a conceber uma ambiciosa estratégia de segurança sanitária para as suas feiras comerciais. O pontapé de saída será a 22 de Março com a HIP-Hospitality Innovation Planet, a primeira feira no local em Espanha após um ano inteiro de interrupção, que será seguida de pelo menos 50 outros eventos no mesmo formato.

O maior marco do regresso da IFEMA será a celebração do FITUR, a primeira experiência de mobilidade internacional na Europa, que criará um ambiente com a exigência de PCR negativos e testes de antigénios para o acesso e acreditação de milhares de expositores e visitantes profissionais vindos de todo o mundo.

Esta é uma grande notícia para Madrid devido ao efeito de atracção que tem sobre numerosos sectores da economia, e que atingirá o seu auge em Maio com a chegada da FITUR, que este ano também tem uma dupla conotação; por um lado, como porta-estandarte da mobilidade internacional, sendo a primeira feira europeia deste âmbito a realizar-se fisicamente, e como serviço público, sendo uma edição emblemática para impulsionar a recuperação da indústria do turismo.

O novo contexto marcado pela evolução das vacinas e a queda na incidência de contágios levou a IFEMA, segundo o seu Presidente, José Vicente de los Mozos “a cumprir o seu objectivo de minimizar progressivamente o impacto da ERTE em que se encontra a força de trabalho, programando uma diminuição nos graus de afectação para poder enfrentar todo o programa de eventos planeados para 2021, se as circunstâncias o permitirem”. Será realizada – acrescenta – em três fases, começando em meados de Março com a incorporação de 40 pessoas com uma mudança no seu nível de emprego; a 5 de Abril a mão-de-obra atingirá 90% de ocupação e a 4 de Maio 100% dos colaboradores da IFEMA serão reintegrados”.

Um compromisso estreitamente ligado ao de abordar, na medida do possível, todo o programa de eventos planeados para 2021. Um ano que a IFEMA pretende que seja de recuperação, com um calendário de mais de cinquenta feiras comerciais programadas, todas que somam conteúdos virtuais capazes de quebrar com a sazonalidade e amplificar o público. Isto consolida o conceito de hibridização nas feiras que dá maior poder e âmbito a estas plataformas fundamentais de negócios.

Maximizar a segurança
Para tornar possível esta reactivação, a IFEMA tem vindo a trabalhar há um ano com o objectivo de organizar eventos seguros em locais com as maiores garantias para os participantes. Neste contexto, IFEMA desenvolveu um protocolo que reúne todas as medidas necessárias para organizar o fluxo de participantes e a sua mobilidade; para estabelecer controlos de capacidade; distâncias interpessoais; a eliminação do contacto directo através do registo digital; a tirada da temperatura corporal; o alargamento dos corredores, e a incorporação das últimas tecnologias para a contagem de participantes, e especialmente para a renovação do ar nos pavilhões, entre outras inovações nesta área.

Uma das principais características desta estratégia é o sistema de ventilação único nos pavilhões da IFEMA, que renova o ar cinco vezes por hora, podendo renovar todo o ar do pavilhão em pouco mais de 20 minutos, mantendo sempre uma temperatura confortável. Esta tecnologia, juntamente com os grandes volumes e tectos altos, torna as condições do ar que se respira nas feiras equivalentes a estar ao ar livre, garantindo a não circulação de ar, sistemas de filtragem e a manutenção das condições de conforto.

Todos estes protocolos foram reconhecidos com certificação AENOR, e implicam um controlo rigoroso do cumprimento de todos os requisitos através do grupo de controlo de segurança anti-COVID, criado para o efeito e no qual participam diferentes áreas do IFEMA.

Segundo Eduardo López-Puertas, director geral da IFEMA, “o maior desafio para a IFEMA, dado o impacto internacional e a importância de um sector estratégico como o turismo, é realizar uma edição do FITUR que garanta o mais alto nível de segurança para todos os seus participantes”. “FITUR foi a última feira no mundo a realizar-se em 2020 e estamos orgulhosos de ser a primeira e única a realizar-se em 2021 em todo o mundo. Para tal, foi dado um passo decisivo com a obrigação de fornecer a todos os participantes para acreditação e acesso à feira, testes antigénicos e PCR, colocando à disposição da feira uma área sanitária para poder realizar o teste in situ”.

Esta estratégia de segurança vai um passo mais além para fazer de Madrid um espaço seguro. Neste sentido, a IFEMA uniu esforços com as administrações públicas e os diferentes sectores envolvidos para alargar o conceito à cidade. Para tal, está a trabalhar, entre outros, com a Associação Empresarial Hoteleira de Madrid, para que os participantes da FITUR que desejem permanecer sempre num ambiente seguro possam utilizar hotéis, transportes e mesmo outros tipos de restaurantes e estabelecimentos de lazer que estejam empenhados em manter este padrão, estabelecendo circuitos em Madrid para os milhares de visitantes que irão frequentar a FITUR.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub