Canon Europa lança novo sistema de câmara remoto

Notícias Produtos

A Canon Europa acaba de anunciar o lançamento de um novo sistema de câmara remoto que inclui três novas câmaras de zoom pan-tilt – as CR-N500, CR-N300 e CR-X500 – e o novo controlador RC-IP100, dando resposta à crescente procura por conteúdo e à necessidade de métodos de produção eficientes e a uma escala de menor dimensão.

Ao longo dos últimos 12 meses, a produção remota de vídeo cresceu exponencialmente, com o sector de live streaming a registar um crescimento de 45% entre Março e Abril do ano passado.

As câmaras PTZ para interior CR-N500 e CR-N300 e a câmara de exterior CR-X500 combinam as tecnologias de imagem e rede avançadas da Canon de forma a oferecer gravações em 4K UHD com diversas compatibilidades de protocolo IP, incluindo o recém-desenvolvido Protocolo XC.

Juntamente com o controlador de hardware RC-IP100 e a Aplicação de Controlo Remoto da Câmara, o novo Protocolo XC irá permitir que outros produtos de vídeo compatíveis da Canon trabalhem no sistema de produção – ajudando os criadores de conteúdo de todos os níveis a personalizar o sistema de produção de forma a preencher os seus requisitos.

A Canon lançará ainda novo firmware que tornará as câmaras da gama EOS Cinema compatíveis com este novo sistema de produção remota.

Ambas as câmaras suportam diversos protocolos como RTMP/RTMPS, ND|HX, RTP/RTSP e o recém-desenvolvido Protoloco XC da Canon – que é padrão nas câmaras da marca – permitindo o streaming directo para a Rede de Distribuição de Conteúdo seleccionada, de forma a conseguir uma produção mais eficiente.

Estas câmaras PTZ contam com uma gama de opções de conectividade populares. Tanto a CR-N500 como a CR-N300 contam com Power over Ethernet (PoE+), HDMI, 3G-SDI, e a CR-N300 oferece também uma porta USB adicional. A CR-X500 utiliza uma ligação 12G-SDI para alcançar 4K UHD de até 60P com um único cabo.

Dando resposta à procura por 4K, as câmaras PTZ incorporam a tecnologia de imagem da Canon.

A CR-N500 e CR-N300 são alimentadas por um processador DIGIC DV6 para conseguir um 4K UHD 30P 4:2:2 de 10 bits; e a CR-X500 apresenta um processador dual DIGIV DV6 para captar 4K UHD de até 60p, também 4:2:2 de 10 bits.

A CR-N500 e a CR-X500 são reforçadas com Sensores CMOS Tipo 1.0 para vídeo e um sistema de focagem Dual Pixel CMOS AF da Canon. A CR-N300 utiliza um Sensor CMOS Tipo 1/2.3 polegadas e Focagem Automática Híbrida.

Cada um destes modelos apresenta zoom com resolução óptica 4K para ajudar os criadores a cobrir a distância entre o motivo e os espectadores.

A CR-N500 e a CR-X500 utilizam zoom óptico de 15x e a CR-N300 zoom óptico de 20x, todos com estabilização de imagem. A CR-X500 também apresenta um zoom avançado adicional de 30x quando a câmara grava em Full HD.

A CR-N500 e a CR-N300 são compatíveis com o controlador RC-IP100 e a Aplicação de Controlo Remoto da Câmara através de IP e controladores de terceiros seleccionados. A CR-X500 é também compatível com o controlador RC-IP100 através de ligação em série.

O controlador de hardware RC-IP100 pode controlar 100 câmaras PTZ ao mesmo tempo a partir de um mesmo operador.

Os equipamentos disponibilizam controlo sobre uma variedade de configurações, incluindo focagem, equilíbrio de brancos e velocidade do obturador, apresenta também um joystick multifunções e um interruptor basculante de zoom para o movimento rotativo da câmara e a transição suave entre zoom de grande angular e teleobjectiva.

Tanto o RC-IP100 como a Aplicação de Controlo Remoto da Câmara controlam até 100 posições pré-configuradas, bem como a configuração de função de rastreamento, através da qual 10 movimentos de câmara podem ser pré-configurados num ensaio, e depois a sequência será iniciada com o simples toque de um botão.

A Aplicação de Controlo Remoto da Câmara, gratuita, é um software para dispositivos como computadores e tablets que é capaz de controlar até 20 câmaras PTZ da Canon, nove das quais podem aparecer em pré-visualização na interface do utilizador.

O controlo de software permite configurações de imagem na câmara como íris, equilíbrio de brancos e ganhos de imagem, que podem ser aperfeiçoados num teclado portátil.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub