INCM entrega prémios aos projectos vencedores do IN3+

Notícias

A Imprensa Nacional Casa da Moeda entregou, a 29 de Março, os prémios aos três projectos vencedores da 3ª edição do Prémio IN3+, Um Milhão para a Inovação.

O grande vencedor foi o projecto IDINA (Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa), desenvolvido por investigadores do INESC TEC, uma ferramenta que poderá ter grande utilidade em zonas remotas de alguns países, que não têm as infra-estruturas que permitam a creditação dos seus cidadãos dando a autoridade necessária a instituições credíveis, como escolas, instituições de saúde, autoridades locais, etc., atestar o nascimento e a vivência de cidadãos a partir de eventos como a vacinação ou ingresso no ensino.

O segundo lugar foi atribuido ao projecto AICeBlock, que propõe o desenvolvimento de uma plataforma, sustentada em blockchain, que permite fomentar a confiança em aplicações de base em Inteligência Artificial através da sua certificação. Este projecto contou com a  Fraunhofer Portugal como entidade promotora.

O projecto HIGHLIGHT, que ficou no terceiro lugar, foca-se na nanotecnologia com o desenvolvimento de uma tinta que permite manipular a luz, dando a possibilidade única de variação ótica visível ou invisível ao olho humano. Este projecto contou com a NOVA como entidade promotora e com uma equipa de nano-fotónica do professor Manuel João Mendes.

O primeiro lugar recebeu um prémio de 600 mil euros, o segundo 250 mil euros e o terceiro 150 mil euros, num total assim de um milhão de euros para o financiamento e apoio ao desenvolvimento das ideias apresentadas e implementação dos projectos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub