Dia mundial da SST foca importância de sistemas resilientes

Notícias Segurança no Trabalho

A pandemia da COVID-19 levou governos, empregadores, trabalhadores e a população em geral a enfrentar desafios sem precedentes em relação ao vírus e aos muitos efeitos que este tem tido no mundo do trabalho. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho centrar-se-á em estratégias para reforçar os sistemas nacionais de segurança e saúde no trabalho (SST) para construir resiliência, a fim de enfrentar crises agora e no futuro, tirando partido das lições aprendidas e experiências do mundo do trabalho.


Desde que surgiu como uma crise global no início de 2020, a pandemia da COVID-19 tem tido impactos profundos em todo o lado. A pandemia tocou quase todos os aspectos do mundo do trabalho, desde o risco de transmissão do vírus nos locais de trabalho, até aos riscos de segurança e saúde no trabalho (SST) que surgiram como resultado de medidas para mitigar a propagação do vírus.

As mudanças para novas formas de organização do trabalho, tais como a dependência generalizada do teletrabalho, apresentaram, por exemplo, muitas oportunidades para os trabalhadores, mas também colocaram potenciais riscos de SST, incluindo riscos psicossociais e violência em particular.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2021 deste ano, a 28 de Abril, centra-se no aproveitamento dos elementos de um sistema de SST tal como estabelecido no Quadro Promocional da Convenção sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 2006 (No. 187).

O relatório do Dia Mundial examina como a actual crise demonstra a importância de reforçar estes sistemas de SST, incluindo os serviços de saúde ocupacional, tanto a nível nacional como empresarial.

A OIT aproveitará esta oportunidade para “sensibilizar e estimular o diálogo sobre a importância de criar e investir em sistemas de SST resilientes, recorrendo a exemplos regionais e nacionais para mitigar e prevenir a propagação da COVID-19 no local de trabalho”

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..

pub