Projecto MARIA da NAV Portugal chega à Hungria

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A NAV Portugal e a Hungaro Control assinaram um contrato para o fornecimento do Model of ATM Reality in Action (MARIA), projecto desenvolvido internamente pela NAV, ao prestador de serviços de navegação aérea húngara (ANSP). O contrato foi assinado em Dezembro e inclui acesso ao software da NAV, licença de uso e formação para equipas húngaras.

A assinatura do contrato com o fornecedor húngaro ocorre alguns meses após similar acordo assinado entre a NAV e a BULATSA, o ANSP da Bulgária. “O MARIA tem despertado o interesse de vários congéneres da NAV, como os da Alemanha, Eslováquia, Espanha ou Áustria, tendo o projecto sido reconhecido e apoiado pelo EUROCONTROL e já aplicado na Torre de Controlo de Hamburgo”.

Na NAV Portugal, o MARIA é utilizado em todos os órgãos da Região de Informação de Voo de Lisboa (Centro de Controlo de Lisboa e torres de controlo do Porto, Lisboa, Cascais, Faro, Porto Santo e Funchal), bem como no Controlo Oceânico de Santa Maria e Torre de Controlo do mesmo aeroporto.

O MARIA é usado tanto para avaliações de segurança como para a descrição de sistemas funcionais e possíveis mudanças e permite avaliar os impactos que as alterações técnicas, operacionais ou processuais de cada área têm nas demais, permitindo a contenção de efeitos indesejáveis logo numa fase inicial, melhorando a eficácia das avaliações de segurança.

“A NAV Portugal tem o orgulho de compartilhar o modelo MARIA com a HungaroControl. Esperamos que este primeiro passo seja bem-sucedido e abra caminho para uma cooperação futura”, comentou Paula Santos, da Direcção de Estudos e Projectos da NAV Portugal e responsável pelo projecto MARIA, sobre o acordo com o fornecedor húngaro, na informação divulgada pela NAV no seu site.

Já Mihály Kurucz, Director de Segurança & Gestão da Qualidade e Auditoria Interna da Hungaro Control, explicou que “de acordo com nossas expectativas, o MARIA proporcionará vantagens em várias áreas, como a avaliação e monitorização de riscos de segurança. Como o modelo traz uma visão geral holística do sistema funcional, ele apoia o escopo das mudanças e fornece uma referência comum para avaliações de risco, permitindo obter um resultado mais sofisticado e sistemático. Do ponto de vista da monitorização, permite-nos vincular questões recentes às mudanças anteriores. Assim, podemos validar os resultados das avaliações de segurança de forma mais objectiva”.

Para além do reconhecimento dos próprios pares, o projeto MARIA foi também reconhecido pela CANSO, em 2019, como um dos oito projectos que mais contribuíram para a redução dos riscos na aviação.

O modelo documenta as interdependências entre funções, fluxos de informação, recursos e procedimentos de diferentes áreas, juntamente com os regulamentos nacionais e internacionais aplicáveis.

Criado de raiz pela NAV Portugal desde 2012, o projecto baseou-se numa série de entrevistas a gestores e utilizadores de sistemas de controlo de tráfego aéreo, complementadas pela observação de operações reais, evoluindo com a sua utilização. O MARIA tem como objectivo compilar e sistematizar informações principalmente do sistema de controlo de tráfego aéreo, incluindo não só as funções de responsabilidade exclusiva da NAV, mas também as da comunidade com a qual a ANSP interage.

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