Pfizer garante segurança de trabalhadores com software

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A empresa farmacêutica Pfizer foi confrontada com o desafio de minimizar o risco de infecção Covid-19 nas suas instalações em Friburgo.

Trabalhando com o departamento segurança e saúde no trabalho e a equipa de crise Covid-19, juntamente com a Quentic, empresa responsável pela implementação de um novo software, conseguiu conceber um modelo de protecção contra o coronavírus para 1.500 empregados da Pfizer e 300 empregados de empresas externas que passam pela unidade alemã.

Nas primeiras semanas da crise de saúde, “encontrámos uma série de chamadas e e-mails do nosso pessoal com perguntas sobre a COVID-19”. Manuel Senger, especialista de segurança e saúde no trabalho e segurança contra incêndios da Pfizer refere que “ficou claro que não seríamos capazes de manter uma visão clara da crescente inundação de dados sobre infecções, casos suspeitos e contactos próximos na nossa empresa se não digitalizássemos a forma como esta informação é registada e processada”.

Desde 2014, a unidade de Freiburg tem o software EHS Quentic para todos os aspectos da gestão da segurança. Assim, no início da pandemia, “avaliámos se seria possível utilizar o Quentic para documentar casos COVID-19 no local”.

A empresa conduziu um projecto-piloto e identificou todos os processos necessários, definiu possíveis relatórios relacionados com o coronavírus no Quentic e testou o software em vários cenários diferentes com uma pequena equipa. “O nosso objectivo era, e ainda é, assegurar que o número básico de reprodução (R0) não exceda zero na nossa unidade”.

Para além da comunicação, a equipa trabalhou em conjunto para desenvolver uma série de medidas, como por exemplo:

  • Registo e processamento estruturado de todos os relatórios relacionados com a COVID-19.
  • Atribuição de responsabilidades e processos claros na sequência dos relatórios da COVID-19.
  • Registo e acompanhamento de todas as medidas internas e governamentais para prevenir o contágio.
  • Controlo da eficácia das medidas através de auditorias.
  • Fornecimento de informação facilmente acessível ao nosso pessoal sobre a situação actual da nossa empresa.
  • Integração dos empregados das empresas contratantes nas nossas instalações.

Em vez de recorrer a telefonemas ou correio electrónico, os colaboradores informam sobre casos suspeitos e confirmados de Covid-19, juntamente com qualquer outra informação de infecção, directamente no software Quentic.

Os colaboradores podem abrir o formulário através do seu próprio painel de controlo no software. Num dos campos, devem responder a perguntas-chave como “Quando foi o último contacto com outros empregados” e “Quando apareceram os primeiros sintomas”.

O colaborador selecciona uma das subcategorias de situações de risco ou circunstâncias pessoais. Após introduzir a informação no formulário, os dados são automaticamente enviados para uma lista de distribuição por correio electrónico seleccionada, cujos destinatários incluem o conselho da empresa e membros da equipa de crise da COVID-19. A partir desta informação, a equipa de crise da COVID-19 determina a gravidade do caso. Esta classificação pode ser posteriormente alterada se um caso suspeito de COVID-19 se tornar um caso confirmado.

Além disso, a Pfizer conta nas suas instalações com 300 empregados de empresas externas, que também precisam de poder apresentar relatórios relacionados com a COVID-19 rápida e facilmente. “Para facilitar o seu trabalho, demos às nossas principais empresas contratantes acesso ao Quentic, para que os seus empregados possam apresentar relatórios directamente através dos formulários fornecidos. Para as empresas mais pequenas, instruímos os empregados a contactar o seu contacto na Pfizer para denunciarem o caso”, aponta o responsável da Pfizer

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