Ronsenbauer está a construir 300 veículos para combate a incêndios na Alemanha

Notícias

A Rosenbauer está a construir mais de 300 veículos para combate a incêndios e protecção contra desastres na Alemanha. A empresa venceu dois grandes concursos europeus para fornecer aquele país.

No início de Janeiro, o Ministério Federal do Interior encomendou 61 veículos padrão LF-KatS em nome do Gabinete Federal de Protecção Civil e Assistência a Catástrofes (BBK), com a opção de actualizar este número para 182 veículos. Fazem parte de um programa de aquisição plurianual no decurso do qual a Rosenbauer já entregou 308 veículos com o mesmo design. Os últimos destes foram entregues em Março deste ano.

No ano passado, o Gabinete Estatal de Administração Interna de Mecklenburg-Vorpommern celebrou um contrato relativo ao fornecimento de 265 veículos TSF-W com a Rosenbauer Deutschland. Foi a maior iniciativa estatal de aquisição de camiões de bombeiros da sua história, financiada pelo programa “Future-Proof Fire Service” do governo estatal, que foi lançado em 2019.

Os veículos de combate a incêndios LF-KatS são concebidos como veículos todo-o-terreno e são utilizados para o combate a incêndios, bombeando água a longas distâncias e fornecendo assistência técnica básica.

O equipamento de extinção consiste numa bomba centrífuga de combate a incêndios N25 permanentemente instalada (FPN 10-2000 de acordo com a DIN EN 1028), um tanque de água de 1.000 l, uma unidade de ataque rápido e tomadas de pressão manuais.

Para fornecer água a longas distâncias, uma bomba de incêndio portátil está localizada no compartimento do equipamento frontal. Um sistema de entrega de mangueiras com 15 mangueiras B está também instalado.

No tejadilho encontra-se uma caixa com um dispositivo de escada, um dispositivo de descida para o pneu sobresselente e um mastro de luz accionado manualmente, enquanto os compartimentos de equipamento acomodam um dispositivo de descida para aparelhos de respiração e uma bandeja de deslizamento para serviço pesado para o acidente do serviço de incêndio e kit de ferramentas. Os veículos são carregados com o kit de equipamento padrão de acordo com a norma DIN 14530-8; o equipamento é fornecido pelo cliente final.

Como unidade táctica independente, os veículos LF-KatS têm espaço suficiente para uma tripulação completa (1+8). Todos os bancos estão equipados com cintos de segurança de 3 pontos e um suporte de capacete – dois com suportes para SCBA.

Os veículos assentam sobre um chassis de tracção integral da Mercedes-Benz (Atego 1327 AF 4×4) com um peso bruto permitido de 14 toneladas métricas.

São fabricados na fábrica de Radgona na Eslovénia, o centro de competência da Rosenbauer para veículos da série ET (Efficient Technology).

Os veículos de bomba portáteis TSF-W são também veículos multiusos que são utilizados para os primeiros ataques rápidos em operações de combate a incêndios e na prestação de assistência técnica.

São produzidos na fábrica Neidling na Baixa Áustria, o centro de competência da Rosenbauer para veículos compactos. Sentam sobre chassis com um peso bruto permitido de 7,2 toneladas métricas (Iveco Daily 72C18) e estão equipados de acordo com a norma DIN 14530-17 (Equipamento para um aparelho de bombagem).

A superestrutura aloja um reservatório de água de 1.000 l e uma bomba de incêndio portátil FOX armazenada num suporte inclinado (PFPN 10-1000 de acordo com a DIN EN 1028), que pode ser operada tanto dentro do veículo como fora dele.

As tiras contínuas de LED no revestimento do tejadilho à esquerda e à direita, bem como um mastro de luz extensível pneumaticamente, proporcionam uma iluminação potente do ambiente.

A cabine de acoplamento tem espaço para uma tripulação (1+5) ou unidade de brigada, e quatro assentos estão equipados com suportes para SCBA.

“Estamos encantados com as duas principais encomendas com um valor combinado de cerca de 46,5 milhões de euros e consideramo-las como um aval à nossa extraordinária parceria com os bombeiros alemães e organizações de protecção contra desastres”, disse Ronald Reisinger, Director Geral da Rosenbauer Deutschland. “Os dois conceitos de veículos estão também a atrair grande interesse de outros clientes, e já recebemos várias encomendas adicionais de veículos idênticos LF-KatS e TSF-W”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub