Gigantes automóveis e IBM apostam em projecto blockchain

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Faurecia, Groupe Renault, Knauf Industries, Simoldes, e Coşkunöz, em associação com a IBM, assinaram um contrato de parceria para a implementação do XCEED (eXtended Compliance End-to-End Distributed), uma solução partilhada baseada na blockchain para rastrear a conformidade de milhares de peças montadas num veículo em tempo quase real.

O anúncio segue-se aos testes bem sucedidos da solução XCEED na fábrica da Renault em Douai, e será implantada nas fábricas dos parceiros em Bursa na Turquia, Douai em França, e Palencia em Espanha. O XCEED está agora aberto a OEMs e fornecedores globais, independentemente da dimensão, ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

O XCEED “melhora a capacidade de resposta e a eficiência numa altura de cada vez maior rigor regulamentar”. Novos regulamentos de fiscalização do mercado entraram em vigor em Setembro de 2020, introduzindo controlos regulamentares reforçados para os veículos já existentes no mercado. Toda a cadeia de produção deve assim ajustar a sua estrutura para responder às autoridades reguladoras em prazos mais curtos.

A ambição com XCEED é fornecer uma plataforma de conformidade e rastreabilidade de conformidade para todo o ecossistema da indústria automóvel europeia, para responder à regulamentação e à procura dos clientes, e reforçar a competitividade industrial europeia e a soberania tecnológica.

O XCEED foi concebido para ser inclusivo para todos os intervenientes da indústria automóvel a nível mundial, desde empresas multinacionais a PMEs, com acesso a uma ferramenta digital poderosa e partilhada.

O XCEED utiliza a blockchain para criar uma rede de confiança para a partilha de informação de conformidade entre fabricantes de peças/sistemas, ao longo de toda a cadeia de abastecimento para os fabricantes finais de veículos.

A plataforma XCEED ajudará a assegurar uma melhor e mais eficiente gestão da conformidade, respeitando simultaneamente a confidencialidade, a propriedade intelectual e a propriedade dos dados de cada empresa.

Assim, irá beneficiar a indústria automóvel europeia, melhorando a troca de informação e aumentando a confiança dentro e fora do ecossistema através da partilha automática, verificações e alertas de dados em tempo quase real.

Com base no “Hyperledger Fabric”, um protocolo de blochain de código aberto, o XCEED foi desenvolvido em parceria com a IBM. Pretende ser implementado numa arquitectura Hybrid Cloud com múltiplos fornecedores de Cloud, entre os quais a IBM Cloud, para permitir a cada membro correr na plataforma Cloud da sua própria escolha.

Lançado em 2019, o XCEED foi concebido e implementado em colaboração com os principais actores da indústria automóvel – Faurecia, Groupe Renault, Knauf Industries, Simoldes e Coşkunöz – fruto da inteligência colectiva e de uma metodologia ágil e adaptável que marcou uma abordagem multiempresa sem precedentes na partilha de dados e gestão de projectos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub