ENIDH junta-se ao projecto SeaSafer

Notícias Transportes

O projecto SeaSafer, financiado pelo Programa Erasmus, conta com a participação da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH). Este projecto visa o desenvolvimento da inovação a partir de dados existentes sobre acidentes / incidentes, tendo em vista a criação de um conjunto de cenários com o objectivo de criar uma “Cultura de Segurança” para a educação e formação de marítimos.

A intenção deste projecto é desenvolver conhecimentos práticos para treino de marítimos, por meio da aprendizagem com acidentes e incidentes anteriores.

O projecto dividirá esses acidentes e incidentes em várias categorias, preparando uma base de conhecimento dos cenários selecionados, simulando-os on-line usando simuladores integrados “full-mission” de navegação e máquinas, e treinando marítimos que trabalham a bordo de navios.

As principais metas e objectivos são:

  • Melhorar a segurança no mar e nos portos, facilitando o conhecimento experimental e criando uma base de conhecimento de cenários para o treino de marítimos
  • Desenvolver exercícios inteligentes baseados em cenários criados para aplicação em simuladores “full-mission”
  • Avaliar a aprendizagem dos utilizadores através de cenários desenvolvidos

A parceria é composta por seis grandes centros de educação e formação, empresas privadas, instituições de ensino superior de vários países da União Europeia, apoiadas pelas suas autoridades de acreditação e / ou certificação. Na ENIDH, o projecto será coordenado por Tiago Carrelo.

O principal resultado a atingir é que o conhecimento necessário, por exemplo, para os marítimos a bordo de um navio, para reconhecer e lidar com acidentes / incidentes semelhantes, devem ser evitados, bem como para os marítimos que trabalham no mar.

Segundo a ENIDH, o impacto será substancial, uma vez que este projecto se destina a introduzir ferramentas inovadoras de treino e avaliação, de modo a que seja incorporado o conhecimento experimental em programas de formação marítima.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub