Jungheinrich lança novos equipamentos de movimentação de cargas com foco na segurança

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A Jungheinrich, empresa dedicada à produção de equipamentos e produtos de intralogística, apresentou, sexta-feira, aos jornalistas, dois novos equipamentos de movimentação de cargas. A Security Magazine assistiu à conferência de imprensa e ficou a conhecer as novidades em matéria de segurança das operações logísticas e ergonomia trazidas pelos novos equipamentos.

O novo ERD 220i é um novo empilhador eléctrico de paletes que junta “a compacticidade, o safety e a ergonomia”. Este empilhador foi pensado para uma utilização flexível no armazém, bem como na carga e descarga de mercadorias. É 30cm menor do que o antecessor, isto porque a empresa apostou num novo conceito de baterias de iões de lítio, o que resulta numa redução de espaço de cerca de 25%.

Estas dimensões tornam o equipamento mais compacto. O raio de viragem foi reduzido para 1.985mm. “O ERD 220i oferece a máxima eficiência de espaço. As rotas requerem menos espaço e as larguras dos corredores podem ser reduzidas. Isto permite-nos fornecer aos nossos clientes que utilizam o ERD 220i mais espaço de armazenamento na mesma superfície de armazém”, explica Torben Sell, o gestor de produto responsável da Jungheinrich.

A Jungheinrich melhorou a distribuição do peso da ERD 220i a favor dos parâmetros de condução, o que é evidente na aceleração e permite velocidades de condução até 14 km/h. Porém, o equipamento conta com uma tecnologia de redução automática de velocidade em caso de necessidade.

O espaço economizado permite também oferecer o equipamento em duas versões de plataforma. Ambas as plataformas têm painéis de protecção laterais fixos em três lados e permitem uma condução segura e uma posição confortável. Este equipamento conta com o reforço lateral e traseiro da plataforma, abaixo da cintura do operador, permitindo a sua protecção em caso de embate com algum obstáculo.

“O ERD 220i é mais compacto, confortável e seguro do que todos os outros empilhadores da sua classe. A ERD 220i está a redefinir a tríade de agilidade, segurança e ergonomia com o novo conceito de bateria”, explica Sell.

Carregar e descarregar camiões é uma das operações intralogísticas mais duras, tanto para o homem como para a máquina. Entre os restantes desenvolvimentos em termos de segurança, o ERD 220i reconhece que está num camião através de um sensor de ultra-sons. Nessa situação é activado automaticamente as luzes de trabalho, que iluminam o camião e asseguram que as paletes são levantadas rapidamente e em segurança – “isto é particularmente benéfico nas primeiras horas da manhã”.

O empilhador também reduz a velocidade a um tempo definido pelo cliente, de modo a que o condutor possa ultrapassar o limite entre o camião e o armazém sem colocar esforços desnecessários.

A luz LED “Floor Spot” foi protegida e integrada na parede lateral como uma característica de segurança que pode ser encomendada e aumenta a visibilidade do veículo nas suas viagens de transporte no armazém.

O smartPILOT já conhecido do ERC foi agora também introduzido no novo ERD 220i. Permite o controlo intuitivo de todas as funções do veículo com apenas uma mão, vem com a opção de uma centralização automática do volante e é agora ajustável em altura como padrão.

“Tempos de formação mais curtos para novos condutores ou para uma força de trabalho em constante mudança são efeitos positivos juntamente com os empregados que sofrem menos fadiga”. A nova interface do carregador assegura a ligação directa do camião a carregadores rápidos externos. O carregador opcional integrado que permite o carregamento em qualquer tomada oferece uma flexibilidade particular. Um novo mastro elevatório triplo oferece de longe a altura de plataforma mais alta de um camião neste segmento a 3.760 mm.

Novo AGV detecta antecipadamente obstáculos

A Jungheinrich apresentou também o mais recente veículo guiado automatizado (AGV), sem condutor, na sua conferência de imprensa INNOVATIONS & HIGHLIGHTS 2021.

O novo EKS 215a é compacto e pode armazenar independentemente cargas de 700kg a uma altura de até 6m.

A Jungheinrich também conseguiu reduzir a pegada virtual do EKS 215a graças ao seu novo conceito de campo de protecção. Isto permite a integração dinâmica do equipamento nos layouts de armazém existentes.

Os processos manuais podem ser automatizados com o novo EKS 215a, que actualmente ainda são efectuados principalmente com equipamentos contrabalançados. Uma interface homem-máquina completamente nova assegura o funcionamento particularmente intuitivo.

“O novo EKS 215a é a resposta da Jungheinrich a numerosos pedidos de clientes relacionados com as necessidades de espaço e possíveis utilizações. O camião é mais compacto, potente e fácil de utilizar do que todos os anteriores”, explica Manuela Schmidbauer, gerente de produto responsável pelo novo EKS 215a na Jungheinrich. “Com uma capacidade de carga residual que é 40% superior ao anterior, é o AGV ideal para automatizar o transporte interno e o armazenamento de paletes em corredores largos”.

Uma inovação especial no novo EKS 215a é o seu novo chassis AGV com dimensões extra compactas. Os scanners de segurança são instalados debaixo do piso para evitar que sejam danificados e para poupar espaço.

Com 131mm de comprimento e 85mm de largura, a Jungheinrich conseguiu reduzir o espaço físico no piso do EKS 215a. Nove tipos de mastro permitem soluções individuais para cada aplicação e os garfos autoportantes aumentam a versatilidade quando se trata de manuseamento.

O novo EKS 215a utiliza tecnologia de 24-volts em vez de tecnologia de 48-volts. Isto resulta numa poupança de custos de até 30% no sistema energético. Os processos de carregamento são automatizados.

Uma nova interface homem-máquina com ecrã táctil oferece opções adicionais para a interacção entre o operador e a AGV.

Em caso de avarias, oferece uma descrição do problema em texto simples e recomendações específicas adicionais de acção que também permite que erros que anteriormente só podiam ser resolvidos por um técnico de serviço sejam facilmente eliminados.

A interface homem-máquina também pode ser utilizada para definir ou iniciar ordens de condução manual, o que anteriormente só era possível de forma centralizada através da estação de controlo.

Em termos de segurança destacam-se:

  • O scanner de protecção de pessoas de série na direcção de tracção e na direcção da carga procura na via obstáculos em frente ao equipamento automatizado, consoante a velocidade
  • Se houver um obstáculo na via, o sistema AGV pára em segurança em frente do mesmo
  • Na deslocação em curvas, procura antecipadamente por obstáculos
  • Sensores laterais para proteger as laterais do equipamento
  • Botão de paragem de emergência no equipamento
  • Floor-spot
  • Scanner de área para detecção de óbstáculos na via
  • Sensores para detecção de uma quebra de palete

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