Lockers – Benefícios e Limitações

Notícias Opinião

por Rui Abranches, MBA || Director Operações & Logística || Supply Chain & Operations Consulting || Formador

A solução Locker Inteligente é o único método de entrega em que o cliente é autónomo entre as soluções de click and collect

Para o cliente, esta tipologia de entrega deveria ser menos dispendiosa em comparação com a entrega em casa, uma vez que o transportador poderá providenciar a entrega de uma forma mais flexível e eficiente. Além disso, a esta tipologia de entrega pode reduzir o tempo de espera pela entrega, uma vez que, não estão limitados pela janela de entrega.

Os clientes podem tornar-se menos dependentes dos serviços prestados nos pontos de recolha – PUDO’s (Pick Up Drop Off). De acordo com a Bybox, 90% das pessoas que compram online preferem recolher as encomendas em Lockers comparados com os PUDO’s.

Para os e-retalhistas,

A solução de lockers pode aumentar a satisfação do cliente, uma vez que, pode ir ao locker e recolher as suas encomendas quando lhe for mais conveniente. Os retalhistas também poderão reduzir custos eliminando ou reduzindo o número de entregas ao domicílio, reduzindo o custo relacionado com veículos e pessoal, etc. Também há indicações de que os clientes fazem mais compras devido à conveniência de recolher as suas encomendas nos lockers (Bybox).

Soluções de entrega que encurtem o tempo de entrega ou aumentem o número de entregas por hora são boas para o ambiente e benéficas para os e-retalhistas.

Está relacionado com o conceito de Delivery Value Density (DVD), que é calculado dividindo o volume médio total em euros do transporte pela distância média de viagem de cada dia de entrega. Do ponto de vista do negócio, para os e-retalhistas, é difícil encontrar uma solução de entrega que possa diminuir custos e satisfazer os clientes. Geralmente a economia de custos proposta é consumida pelos elevados custos de entrega. Portanto, opções de entrega com DVD alto são benéficas. O mérito da entrega nos PUDO’s é que poderá aumentar o número de encomendas entregues num só ponto e reduzir o tempo de entrega, assim, o DVD pode aumentar usando uma solução de pontos de recolha. Além disso, o tempo de espera também pode ser reduzido usando soluções de pontos de recolha. Com uma janela de entrega maior, o custo de entrega é reduzido, dado que a transportadora pode planear melhor a viagem e coordenar melhor a entrega.

Para as empresas de logística,

Podem utilizar sua capacidade nas melhores condições, fazendo esta tipologia de entrega. Podem fazer a entrega que se adeque ao seu tempo e capacidade.

Para as autoridades locais,

Usar os lockers como solução de entrega de última milha, poderia reduzir o tráfego incorrido pelo e-commerce; portanto, é benéfico para o ambiente da cidade. O compartimento da carga poderia ser aproveitado consolidando as encomendas. O uso de viaturas, os congestionamentos nas cidades e a poluição ambiental decorrente das entregas podem ser reduzidos.

Existem basicamente três limitações para a solução Locker.

Em primeiro lugar, o custo do investimento é alto, acrescem elevados custos de gestão, manutenção, reparação e funcionamento, como a eletricidade. Além disso, é difícil, muitas vezes, conseguir localizações razoáveis para a sua instalação e são necessários muitos esforços para negociar com o poder público, ponderar questões jurídicas e sistematizar as obras de locação. Outro grande problema é a limitação da partilha de uso do locker porque as empresas postais e de logística investem em Lockers aos quais apenas elas e seus clientes podem ter acesso. Mesmo que os Lockers sejam partilhados entre empresas, ainda assim, é problemático garantir o acesso e a segurança dos dispositivos, bem como dividir os custos de forma justa entre as empresas.

Do ponto de vista do cliente,

as preocupações com a utilização dos lockers como opção de entrega são generalistas; o congestionamento da localização, o problema do estacionamento, o problema da segurança e também o custo de utilização desta solução.

Em segundo lugar, os Lockers podem ser difíceis de usar para o grupo de pessoas que não estejam acostumadas a usar máquinas digitais, como os idosos. Os Lockers podem assim ser considerados inconvenientes para uso por pessoas idosas. Além disso, embora sejam instalados Lockers com diferentes tamanhos, ainda existem restrições de tamanho e peso das encomendas. As restrições de tamanho e peso dos pacotes não são tão rígidas quanto os Lockers se as encomendas forem armazenadas em depósitos nos pontos de recolha.

Em cadeias de abastecimento omnicanal, a capacidade de armazenamento, como centros de distribuição, unidades click and collect, lojas e lockers inteligentes permitem o posicionamento de mercadorias mais perto dos pontos de procura e fornecimento, criando oportunidades para maior rapidez, flexibilidade e serviços de logística mais económicos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub