Pontes também podem “falar”

Notícias

 A Xerox e o Estado de Victoria, na Austrália, anunciam uma parceria para lançar a Eloque, joint venture que visa comercializar uma nova tecnologia que fará a monitorização remota da integridade estrutural de pontes.

A Eloque é uma tecnologia Industrial baseada na Internet of Things (IoT), usando sensores de fibra óptica extremamente finos que são presos às estruturas das pontes, para medir e estimar com precisão todas as medidas de integridade estrutural, como possíveis deformações estruturais, resposta térmica, flexões, cargas, vibração e corrosão.

Esta análise avançada é pretende fornecer insights directamente aos proprietários e operadores de manutenção de pontes, em tempo real, para além de a monitorizar – se está a ser sobrecarregada ou subutilizada, se tem problemas estruturais ou danos que precisem de reparação.

De acordo com o American Society of Civil Engineers 2021 Report Card for America’s Infrastructure, e apenas nos Estados Unidos, 42% de todas as pontes têm pelo menos 50 anos e quase 231.000 pontes precisam de reparações e obras de conservação.

Este problema estende-se a todo o mundo: estima-se que 70% das Pontes na Austrália tenham mais de 50 anos, 11.000 pontes ferroviárias da Alemanha mais de 100 anos e 7% das Pontes em França já estão em risco de colapso.

A tecnologia foi desenvolvida no Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox e testada através de uma parceria entre a Xerox e a VicTrack (empresa pública de Victoria que possui todas as ferrovias do Estado).

Esta tecnologia permite a detecção precoce e a previsão de problemas, permitindo a sua identificação antes que se tornem potencialmente mais caros de reparar, para além de ajudar os clientes a gerir com eficiência os seus orçamentos de manutenção.

“A tecnologia já foi implementada em sete pontes de Victoria e será progressivamente implementada noutras pontes prioritárias, em particular naquelas que lidam regularmente com cargas pesadas e estão em maior risco de deterioração. Embora o nosso foco inicial esteja em pontes ferroviárias e rodoviárias, a tecnologia da Eloque é versátil, e planeamos adaptá-la para uso noutras estruturas críticas”, refere Ersin Uzun, General Manager, IoT and Digital New Ventures do PARC e Board Member da Eloque“Já estamos a procurar expandir a tecnologia para túneis, portos, garagens e outros activos de infraestrutura crítica”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub