ECSO lança Comunidade Europeia de CISOs

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Os CISOs em toda a UE e sectores têm apelado à criação de uma rede de CISOs europeus que operariam através de sectores e além fronteiras, coordenada por uma entidade europeia neutra.
A ECSO acaba de anunciar a criação de uma tal rede. A Comunidade Europeia de CISOs (CEC) será oficialmente lançada por ocasião de um webinar e será prontamente seguida por um apelo à vasta comunidade europeia de CISOs para se juntar à Comunidade.

O QUE É A COMUNIDADE EUROPEIA CISO (CEC)?
A Comunidade Europeia CISO da ECSO cria uma rede intersectorial e transfronteiriça como parte de uma Parceria Público-Privada de Segurança Cibernética bem estabelecida e institucionalmente reconhecida a nível europeu, com fortes ligações aos sectores público e privado em toda a Comunidade CEI.

A Comunidade oferece oportunidades regulares para expandir a rede profissional com vários eventos e reuniões sobre questões relevantes. A Comunidade facilita a partilha de informação e de informações estratégicas sobre ciberameaças entre os CISOs apoiados por uma plataforma segura dedicada. A Comunidade oferece a possibilidade de trocar lições aprendidas e melhores práticas. A Comunidade desenvolve recomendações concretas dirigidas tanto à gestão de empresas como a instituições políticas/legislativas a nível nacional e europeu, bem como estabelece parcerias estratégicas com organismos/agências europeias tais como ISACs, ENISA, etc.

COMO É QUE FUNCIONA?
O estabelecimento de confiança e confidencialidade são os ingredientes mais importantes para uma Comunidade CISO bem sucedida. É com isto em mente que a CEC aplicará o protocolo “âmbar”, tal como definido no Protocolo de Semáforo (TLP).

Como informação complementar, o CEC fará parte da maior “Cyber Resilience of Economy, Infrastructure, and Services – CREIS” estabelecida pela ECSO que também contém a Comunidade de Verticais, aplicando o protocolo “verde”, e o “CISOs Strategic Committee (CSC)” aplicando o protocolo “vermelho” para a partilha de inteligência estratégica entre CISOs de Utilizadores e Operadores de Serviços Essenciais (OES).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.