Ifema Madrid aposta em sistema inteligente de segurança

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A IFEMA MADRID melhorou a sua segurança na FITUR com um sistema inteligente que ajudará a recuperar feiras comerciais face-to-face. Esta ferramenta digital, implementada pela primeira vez na Feira Internacional do Turismo, representa um salto em inovação tecnológica para a análise do espaço, capacidade e comportamento dos participantes.


Por ocasião da Feira Internacional do Turismo, FITUR 2021, recentemente realizada em Madrid, a IFEMA MADRID acrescentou como primeira aos seus protocolos de segurança um sistema inteligente de análise espacial para controlar o fluxo de pessoas e a gestão da capacidade em tempo real dentro de cada um dos pavilhões que acolhem a FITUR.

Este sistema foi desenvolvido pela Wizzie Analytics e integrado pela NTT Ltd., a empresa de serviços tecnológicos, e está a ser apresentado pela primeira vez numa feira comercial do tamanho e presença da FITUR, dando mais um passo em frente na nova realidade dos eventos presenciais.

Este regresso progressivo a eventos presenciais não teria sido possível sem as ferramentas tecnológicas adequadas que permitam a estes locais adaptarem-se ao novo cenário.

Entre os protocolos de segurança estabelecidos pela IFEMA MADRID para este evento (sistemas de ventilação que permitem renovar todo o ar do pavilhão em apenas 20 minutos, testes PCR na fonte e testes rápidos no local…) há também tudo relacionado com a gestão do fluxo de participantes e a sua mobilidade.

Para este efeito, a IFEMA MADRID implementou a Plataforma de Dados Wizzie (WDP) pela Wizzie Analytics, que permite gerir o fluxo de movimentos de pessoas dentro do local, tanto a equipa profissional da própria organização como os visitantes do evento, utilizando vários módulos da plataforma para geoposicionamento, detecção de pontos de concentração de pessoas e padrões e comportamento estático dos participantes.

Além disso, e este é um facto importante, é uma solução altamente escalável, devido à sua arquitectura, sendo capaz de processar um grande volume de dados. Deve ter-se em conta que estamos a falar de um evento de 44.000 metros quadrados e uma presença estimada de cerca de 100.000 visitantes (50.000 profissionais e 50.000 público em geral).

Outro elemento importante desta solução é a utilização de inteligência artificial, que permite ao sistema aprender e detectar padrões de comportamento, podendo emitir alertas e antecipar antes de ocorrer qualquer incidente.

Além disso, este sistema fornece uma série de características adicionais, tais como o desenvolvimento de relatórios históricos personalizados através dos quais é possível analisar o que aconteceu no evento em detalhe, e avaliar que medidas funcionam e o que pode ser melhorado.

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