Projecto Encrypt 4.0 apoia indústria europeia pela capacitação de profissionais de cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Encrypt 4.0 é o nome do projecto europeu que visa apoiar a indústria pela capacitação de profissionais de cibersegurança. O projecto conta com o envolvimento de várias organizações europeias, nomeadamente de Portugal.

O principal objectivo do projecto Encrypt 4.0 é fortalecer a capacidade das PMEs de manufatura garantindo a segurança dos seus dados, no contexto da Indústria 4.0, e contribuir para combater a escassez de mão de obra na área da cibersegurança.

Os grupos-alvo do projeto são executivos e chefes de departamentos em PMEs de manufatura, trabalhadores e/ou profissionais de cibersegurança nas PMEs de manufatura em transição para a Indústria 4.0, formandos com perfis técnicos e formadores de Ensino profissional na área da cibersegurança.

Este projecto conta com três grandes objectivos:

Matriz de Riscos de Cibersegurança para Auditorias

Promover a adopção uma abordagem proactiva pelos responsáveis pela gestão das PME de produção em relação à cibersegurança, ao apoiar no processo de análise, identificação, resolução de riscos e ameaças à cibersegurança.

Laboratório de formação em cibersegurança

Promover uma aprendizagem interactiva através de projectos para aumentar as aptidões e competências de cibersegurança dos funcionários de PME e/ou de profissionais de cibersegurança.

Repositório sobre ciberataques

Reforçar o diálogo entre pares no campo da cibersegurança e dar acesso gratuito a análises críticas de estudos de caso e a guias sobre cibersegurança.

O projecto é coordenado pela Universidade de Medicina, Farmácia, Ciências e Tecnologia “George Emil Palade” de Târgu Mureș (UMFST) (Roménia) e conta com a participação do ISQ INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (Portugal), FH Joanneum (Áustria) e European Center for Quality (Bulgária).

O projecto ficará concluído em Outubro de 2022.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.