Sistema de Videovigilância para incêndios rurais é apresentado

Detecção e Combate a Incêndios Notícias Videovigilância

O sistema de videovigilância para prevenção de incêndios rurais foi apresentado esta semana. O projecto é uma iniciativa conjunta das Comunidades Intermunicipais da região de Coimbra e Viseu Dão Lafões.

O projecto contempla a instalação de 37 câmaras de videovigilância no verão do próximo ano.

Segundo a imprensa local, o sistema contará com detecção automática e funciona em regime diurno e nocturno, com cobertura através do espectro de luz visível e infra-vermelhos.

Recorde-se que, a região de Coimbra já tem instaladas seis câmaras em Cantanhede, Mealhada e Penacova. Viseu Dão Lafões conta com seis câmaras.

Até 2022 serão instaladas 37 torres de videovigilância – 20 em zonas florestais em Coimbra e 17 na região de Viseu. O sistema de coimbra estará integrado a um SADGE, sistema de apoio à decisão e gestão de emergência. Além disso, contará com 39 centros de gestão e controlo.

O sistema tem um custo de 3,87 milhões de euros. Este é um dos 11 sistemas implementados ou em fase de implementação em Portugal.

O sistema pretende:

– Dotar as entidades competentes, nomeadamente GNR e a ANEPC de um sistema robusto de apoio à decisão no âmbito da prevenção de incêndios florestais;

  • Aumentar a eficácia na deteção e prevenção de incêndios florestais;
  • Diminuir os custos associados ao despacho dos diferentes meios para os teatros de operações;
  • Reforçar a vigilância em áreas identificadas como zonas sombra;
  • Gerir de forma equilibrada as ocorrências, considerando a mais-valia do decisor ter a perceção da evolução das ocorrências através do sistema proposto;
  • Optimizar a gestão de incêndios florestais.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.