ia

Thales e Atos criam Athea com foco na IA e big data

Cibersegurança e InfoSec Notícias

As multinacionais francesas Thales e Atos anunciaram, recentemente, a criação de uma joint venture chamada Athea, e também planos para desenvolver uma plataforma de big data e IA que poderá atender clientes nos sectores público e privado.

As duas empresas francesas de tecnologia unem assim forças para criarem a principal instituição da França em Inteligência Artificial e big data.

A nova parceria surge numa altura em que a Europa e outras regiões focam-se na IA e big data como tecnologias capacitadoras essenciais para futuras capacidades militares.

A Athea irá aproveitar a experiência adquirida por ambas as empresas na fase de demonstração do programa ARTEMIS, a grande plataforma de dados do Ministério das Forças Armadas francês. O contrato para optimizar e preparar a implantação em grande escala da plataforma ARTEMIS foi também adjudicado conjuntamente aos dois líderes pela Agência Francesa de Compras Públicas de Defesa a 30 de Abril de 2021. A nova empresa comum servirá inicialmente o mercado francês antes de responder às exigências europeias.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.