Albufeira tem app para gestão de ocorrências

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Com a sala Smart City de Albufeira já implementada e em funcionamento, a NOS e a Câmara Municipal de Albufeira apresentaram o projecto Smart City, e a autarquia lançou a sua ferramenta online “Albufeira Smart City – Gestão de Ocorrências”, uma plataforma fácil e directa para que os cidadãos possam comunicar com a autarquia e transmitir várias ocorrências.  

Com esta solução é possível responder directamente às necessidades e problemas dos cidadãos, gerindo a sua resolução de forma eficiente, uma vez que todas as ocorrências chegam à sala Smart City de Albufeira, situado no piso térreo da Câmara Municipal, que conta com o acompanhamento dos técnicos especializados.  

A informação é recolhida através dos dispositivos de sensorização presentes na cidade, bem como pelos relatos dos cidadãos (através da App, disponibilizada online para o efeito em https://smartcity.cm-albufeira.pt/), e é imediatamente analisada, dando início à activação dos serviços camarários competentes, ou permitindo, até, antecipar intervenções com base nos dados existentes.  

Esta plataforma permite aos serviços do município controlar as principais variáveis que integram as funções da cidade, nomeadamente o ambiente, iluminação pública, segurança, trânsito, vias de comunicação, parques de estacionamento, entre outras infraestruturas, numa visão 360º da cidade. 

O Presidente Municipal da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo sublinhou: “ A partir de agora os cidadãos poderão descarregar uma aplicação para os seus telemóveis ou tablets para contactarem diretamente com o Município de Albufeira e transmitirem ocorrências. Esta é uma ferramenta digital que irá ajudar muito o cidadão e os serviços camarários a identificar ocorrências, que na sua maioria estão ligadas a roturas de água e saneamento, aos resíduos, buracos na estrada ou calçadas irregulares”, acrescentou o mesmo responsável. 

Este é o início de um processo de digitalização ambicioso, que será evolutivo por forma a tornar o concelho de Albufeira cada vez mais eficiente na gestão do território e dos serviços ao cidadão.

Albufeira junta-se, assim, a outras cidades como Lagoa, Oeiras, Moita e Vila Nova de Famalicão, onde os cidadãos já recolhem quotidianamente os benefícios das soluções implementadas pela NOS.  

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “Há muito que a NOS está empenhada no desenvolvimento das Cidades Inteligentes em todo o território nacional, alicerçada na sua expertise na modernização de autarquias e reconhecidas soluções tecnológicas. Estas, muito em breve, irão beneficiar da chegada do 5G, como potenciador da sensorização massiva, abrindo novos e desafiantes horizontes às cidades do futuro”.  

Imagem meramente ilustrativa

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