Finalistas do Aveiro Urban e 5G Challenges têm projectos na área da segurança

IA Notícias

Decorrida a fase de análise de todas as ideias propostas pelos 59 candidatos, de 26 países diferentes, são agora conhecidos os finalistas dos programas “Aveiro Urban Challenges” e do “Aveiro 5G Challenges”, duas actividades Aveiro Tech City que pretendem distinguir e premiar inovações e soluções tecnológicas disruptivas.

Destinado a startupsscaleups e instituições de I&D, o “Aveiro Urban Challenges” pretende premiar as melhores ideias e soluções destinadas à resolução de desafios urbanos.

Na sua segunda edição o Município de Aveiro desafiou os candidatos a encontrarem soluções para cinco desafios distintos. Do total das 30 candidaturas recebidas aos desafios propostos, as ideias premiadas são todas portuguesas.

A Security Magazine destaca as que poderão ter um foco na segurança:

  1. Gestão Inteligente de Utentes e Visitantes: solução tecnológica vocacionada para a gestão de público em eventos e espaços culturais– Heptasense;
  2. Gestão de Cheias: Solução que vise o controle e manutenção do nível dos canais urbanos de Aveiro em articulação com variáveis do nível das águas exteriores e interiores, precipitação e vento – PRM – Sist. de Inovação e Engenharia;
  3. Edge Computing para mobilidade urbana sobre sensores LIDAR: Desenvolvimento de uma solução de Edge Computing para análise e processamento de dados através da detecção via LIDAR de veículos e pessoas no espaço público – AllbeSmart;

Aveiro 5G Challenges

O “Aveiro 5G Challenges” realiza-se em parceria com a Altice Labs e tem como objectivo premiar novas soluções e produtos sustentados pela tecnologia 5G, permitindo que os candidatos utilizem infraestrutura 5G instalada no laboratório vivo da cidade de Aveiro, para desenvolver e escalar as suas soluções, através de acompanhamento técnico ao qual se somam sessões de formação e mentoria promovidas pela Beta-i. O acompanhamento técnico é assegurado pelos parceiros tecnológicos da atividade, a Altice Labs e a Ericsson.

Nesta edição foram recebidas um total de 29 candidaturas de todos os cantos do mundo, com destaque para a Índia e o Quénia.

Dos dez projetos mais disruptivos na área do 5G que mereceram passar à fase da semifinal, metade são portugueses e os outros são da Alemanha, Bélgica, Croácia e Estados Unidos da América. 

Os produtos/soluções finalistas da 2ª edição do Aveiro 5G Challenges com foco na segurança são:

–      CycleAI (Portugal) – Modelos de segurança através de Inteligência Artificial

–      Breeze Technologies (Alemanha) – Sensores inteligentes de qualidade do ar, dados e análises

–      Allbesmart_LDA (Portugal) – Conectividade de IoT e 5G

–      MoodMe (Bélgica) – Insights para vídeos com análise de emoções faciais por Inteligência Artificial

O projecto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.