DGRDN alarga prazo para projecto Cyber Academia and Inovation Hub

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

No âmbito da implementação do Cyber Academia and Innovation Hub (CAIH), “importa formalizar parcerias com entidades e organizações pertencentes, nomeadamente com a Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) e com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), cujo contributo seja considerado revelante para a edificação e o desenvolvimento do CAIH, assim como para a sua sustentabilidade material e financeira”.

Neste sentido, a Direcção Geral de Recursos da Defesa Nacional promove a divulgação desta iniciativa, que se pretende aberta e inclusiva, de forma a assegurar a maior participação dos potenciais interessados, acompanhada da difusão das regras de acesso, tendo em vista uma adequada seleção de entidades participantes, com base em critérios claros e objetivos, explicitados na Calling Letter (CALL).

No âmbito da Calling Letter (CALL) do projecto Cyber Academia and Innovation Hub (CAIH), tornada pública a 19 de abril de 2021, a Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) recebeu diversas solicitações de entidades interessadas, no sentido de promover uma extensão do prazo para a submissão de propostas, nomeadamente por razões de necessidade de consulta interna e de alinhamento das suas contribuições com o solicitado na CALL.

Neste enquadramento, a DGRDN decidiu prorrogar os prazos da CALL, que passam, a partir do presente, a ser os seguintes:

  • O prazo para submissão das propostas termina às 24:00 horas do dia 14 de Junho de 2021;
  • O processo de análise e avaliação das propostas decorrerá até às 24:00 horas do dia 28 de Junho de 2021, culminando com a divulgação do relatório preliminar elaborado pelo júri de selecção.
  • O relatório final será divulgado até às 24:00 horas do dia 12 de julho de 2021.

As versões actualizadas da CALL (PRT & ENG) poderão ser descarregadas no portal do CAIH em: https://www.defesa.gov.pt/pt/pdefesa/CAIH/atividades/call/Paginas/default.aspx

As entidades que, no âmbito da presente CALL, já tenham apresentado a sua proposta, podem optar por retirá-la e proceder a uma nova submissão até ao final do prazo nos termos prorrogados.

A avaliação e seleção das propostas da CALL será feita por um júri constituído por:

  • Coronel Tirocinado Paulo Fernando Viegas Nunes (Presidente);
  • Prof.ª Doutora Sofia de Vasconcelos Casimiro (Direito do Ciberespaço);
  • Um especialista em gestão de projetos do EMGFA ou dos Ramos (Formação, Treino e Exercícios); 
  • Um especialista em gestão de projetos do EMGFA ou dos Ramos (Investigação, Desenvolvimento e Inovação e Desenvolvimento da Indústria); 
  • Um especialista do MDN/DGRDN (Investigação, Desenvolvimento e Inovação);
  • Um especialista da IdD – Portugal Defence (Desenvolvimento da Indústria);
  • Um especialista do Centro de Ciberdefesa (Área de Estudos e Apoio);
  • Um especialista da Marinha (Área de Estudos e Apoio);
  • Um especialista do Exército (Área de Estudos e Apoio);
  • Um especialista da Força Aérea (Área de Estudos e Apoio).

O QUE É O CAIH?

O CAIH foi aprovado por despacho do Ministro da Defesa Nacional com a missão de estimular a Formação, Treino e Exercícios (FT&E), Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), e o Desenvolvimento da Indústria (D.IND) no domínio do ciberespaço, para alimentar o ecossistema nacional e internacional com o conhecimento e competências necessárias à nova geração de profissionais, bem como para apoiar o desenvolvimento de capacidades de ciberdefesa e cibersegurança.
Pretende-se que o CAIH se constitua num Centro de Excelência de nível internacional de ciberdefesa e cibersegurança, que interligue Universidades, Centros de Investigação, a Indústria e outras entidades e organizações do setor público e privado.

O CAIH desenvolverá acções de simulação, modelação e emulação de ciberdefesa e cibersegurança cooperativa, disponibilizando-as para a UE e para a OTAN, em linha com a Declaração Conjunta UEOTAN. Pretende-se que o CAIH esteja também disponível para as Forças Armadas, Forças de
Segurança, Universidades, Indústria, Centros de ID&I, outras entidades do sector público e privado, para a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e para a Iniciativa 5+5, entre outros.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.