Prosegur e Microsoft fecham aliança com foco na transformação da segurança e cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Prosegur e Microsoft selaram uma aliança a longo prazo com o objectivo de transformar as actividades de segurança e cibersegurança através da incorporação de tecnologia e do desenvolvimento conjunto de novas soluções. O acordo permitirá à Prosegur posicionar a sua carteira de produtos e serviços na vanguarda tecnológica do sector da segurança, graças ao trabalho que ambas as organizações irão realizar nas áreas da transformação digital e da co-inovação.

Inicialmente, a aliança entre as duas entidades centrar-se-á na aceleração dos programas de transformação digital em que a Prosegur está imersa. A empresa, que já utiliza a colaboração Microsoft e aplicações de cibersegurança para os seus milhares de funcionários, tem trabalhado no seu programa de transformação desde 2018. Nesta nova fase, a Prosegur irá adicionar a plataforma Microsoft Azure e as suas capacidades de Inteligência Artificial à sua arquitectura tecnológica actual.

A Prosegur quer acelerar a automatização dos processos, aumentar a sua conectividade, ganhar em flexibilidade, optimizar as suas operações e, finalmente, alcançar uma estrutura mais produtiva. Sempre com as máximas garantias em termos de segurança, privacidade da informação e conformidade regulamentar.

Co-inovação e novos serviços

Em paralelo com a aceleração dos programas de transformação digital, a aliança estabelecerá grupos de trabalho com o objectivo de melhorar os actuais produtos Prosegur e desenvolver novos serviços.

Neste sentido, a automação e a análise inteligente na nuvem ou os diferentes serviços cognitivos baseados na Inteligência Artificial representam uma oportunidade única para o lançamento de sistemas de segurança e cibersegurança.

Estas novas propostas, que serão combinadas com as capacidades de vigilância física da Prosegur, representam um eixo estratégico de transformação na prestação de serviços aos clientes, tanto empresariais como residenciais. Além disso, como resultado destas iniciativas de inovação, será gerada uma nova propriedade intelectual.

A Cipher, a unidade de ciber-segurança da Prosegur, “será configurada como uma instituição de referência em questões de governação empresarial, risco e conformidade regulamentar (GRC), numa altura em que a protecção dos dados dos utilizadores e os aspectos de conformidade regulamentar ganharam enorme relevância”, aponta o comunicado da empresa.

A Prosegur Security, a unidade de vigilância e tecnologia da Prosegur, fornece actualmente serviços de segurança física à Microsoft, e ambas as partes aspiram a aprofundar a colaboração nesta área.

A formação como espinha dorsal da transformação

Finalmente, o projecto inclui um trabalho no campo da formação e da transformação cultural. Para este fim, para além dos programas de formação já em implementação pela Prosegur, serão desenvolvidas iniciativas para promover competências tecnológicas e conhecimentos de inteligência artificial entre a força de trabalho da empresa de segurança.

Javier Cabrerizo, COO da Prosegur salientou que: “A liderança da Prosegur em actividades de segurança, transporte de dinherio, alarmes, serviços de outsourcing e cibersegurança combinados com a capacidade de inovação de um parceiro como a Microsoft, são dois elementos essenciais para continuar a avançar na melhoria contínua dos processos e na geração de novos produtos e serviços para os nossos clientes. Esta combinação irá sem dúvida proporcionar-nos a adaptabilidade necessária para continuarmos a inovar com sucesso em ambientes altamente dinâmicos e cada vez mais competitivos”.

“Estamos muito entusiasmados por entrar nesta parceria com a Prosegur”, disse Cindy Rose, Presidente da Microsoft Europa Ocidental. “Estamos entusiasmados com a grande oportunidade de trazer as nossas capacidades para ajudar a reimaginar a indústria da segurança através do nosso mercado de nuvens e do Azure. Estamos confiantes de que isto permitirá à Prosegur estabelecer novas formas de envolvimento com os seus clientes e, em última análise, apoiar as suas ambições de crescimento”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.