Bem-estar dos colaboradores é maior prioridade para os CEOs

Cibersegurança e InfoSec Notícias Segurança no Trabalho

Foco no talento, na tecnologia e em parcerias será fundamental para crescer no pós-pandemia, de acordo com 3.000 CEOs inquiridos pela IBM. A maioria dos CEOs inquiridos coloca os factores tecnológicos entre as forças externas mais importantes que irão afectar o seu negócio nos próximos anos.

O CEO Study 2021 do IBM Institute for Business Value revelou que um dos principais desafios nos próximos anos, para muitos dos CEOs entrevistados, será gerir uma força de trabalho que está em “qualquer lugar” – dispersa e remota.

Os CEOs de organizações com melhor desempenho (“outperforming”) entrevistados, os que estavam nos 20% com maior crescimento de receita – estão agora a dar prioridade ao talento, à tecnologia e a parcerias para posicionar as suas empresas no caminho do sucesso no pós-COVID-19.

Preparar os Colaboradores para um Local de Trabalho Híbrido

No estudo da IBM, a maioria dos CEOs referiu que capacitar a força de trabalho remota era a sua principal prioridade. Metade dos CEOs de empresas com melhor desempenho reforça que gerir uma força de trabalho dispersa será um desafio da liderança de topo durante os próximos anos, em comparação com 25% dos CEOs de empresas com menor desempenho (aqueles que estavam nos 20% com menor crescimento de receita).

“A pandemia desafiou muitos líderes a focarem-se no que é essencial, como as suas pessoas”, disse Mark Foster, Senior Vice-President, IBM Services. “As expectativas de muitos colaboradores em relação aos seus empregadores mudaram significativamente. Uma força de trabalho dispersa pode exigir que os líderes disponibilizem tecnologia ágil, adotem modelos de liderança mais empáticos, priorizem o bem-estar dos colaboradores e defendam uma cultura empresarial flexível e inclusiva.”

Além disso, 77% dos CEOs de empresas de melhor desempenho inquiridos mencionam que vão priorizar o bem-estar dos colaboradores, mesmo que isso afete a rentabilidade da empresa a curto prazo, em comparação com 39% dos  CEOs de empresas de menor desempenho, o que reflete que os líderes das organizações de topo estão neste momento fortemente focados nos seus colaboradores.

A IBM recomenda que os líderes considerem cuidadosamente o desafio a longo prazo de um ambiente de trabalho híbrido, o qual pode incluir a disponibilização aos empregados de ferramentas digitais de colaboração preparadas para cloud ou cloud-enabled, a prevenção do burnout dos funcionários ou o sustentar/reforçar da cultura da empresa com foco na diversidade e inclusão.

  • Atrito Voluntário:  Num outro estudo recente do IBV a mais de 14.000 consumidores a nível mundial, um em cada quatro colaboradores inquiridos referiu que está a planear mudar de emprego em 2021, citando a necessidade de um horário ou local de trabalho mais flexível como uma das principais razões para esta decisão.
  • Diversidade: Apenas 17% dos CEOs inquiridos consideraram a diversidade e a inclusão entre os atributos organizacionais mais importantes para envolver os colaboradores.

Bases Tecnológicas Escaláveis e Flexíveis

O estudo do IBV revelou ainda que a maioria dos CEOs inquiridos coloca os factores tecnológicos entre as forças externas mais importantes que irão afectar o seu negócio nos próximos anos, na sequência das enormes disrupções de 2020.

De forma geral, os CEOs inquiridos identificaram a Cloud, IA e IoT como as principais tecnologias que poderão beneficiar o seu negócio. No entanto, os CEOs de empresas de melhor desempenho consideram que as bases tecnológicas foram também o seu principal desafio, o dobro comparando com os CEOs de empresas de menor desempenho.

Crescente Importância das Parcerias

Os CEOs de empresas com melhor desempenho também estão mais focados em parcerias, de acordo com o estudo. 63% destes CEOs afirmaram que as parcerias se tornaram mais importantes para impulsionar o desempenho do negócio, enquanto apenas cerca de metade dos CEOs de empresas de menor desempenho disseram o mesmo. Com base nos resultados deste estudo, a tese da IBM é que os CEOs das empresas de melhor desempenho estão a focar-se no que sabem fazer melhor e a confiar em parceiros e ecossistemas para terem acesso a novas ideias e a oportunidades de inovação.

Além disso, a IBM observa que à medida que muitos líderes veem cada vez mais como as suas organizações podem ajudar a resolver questões globais interligadas, como as alterações climáticas, os ecossistemas podem desempenhar um papel fundamental na condução de mudanças duradouras.  

O estudo do IBV inclui recomendações da IBM sobre como os líderes podem aproveitar este momento para redefinir e focar no que pode ser essencial para o sucesso da sua organização:  escolher plataformas  tecnológicas flexíveis e escaláveis com uma cloud híbrida aberta, investir no bem-estar holístico das suas pessoas, e estabelecer parcerias para vencer com uma abordagem de inovação aberta.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.