ARCADIAN-IoT: foco na segurança da IoT

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O projecto ARCADIAN-IoT começou oficialmente a 12 de Maio com uma reunião de lançamento, reunindo na mesma mesa virtual todos os parceiros de oito países europeus, com coordenação do Instituto Pedro Nunes.

ARCADIAN-IoT, o acrónimo de Autonomous trust, security and privacy management framework for IoT visa desenvolver mecanismos e tecnologias inovadoras e avançadas de confiança, segurança e gestão da privacidade que possam ser integradas sem problemas numa variedade de contextos e aplicações.

O projecto de três anos proporciona uma abordagem holística e multicamadas que trará medidas de segurança avançadas aos utilizadores de dispositivos e sistemas da Internet das coisas (IdC), quer sejam consumidores, empresas ou governos. Esta abordagem irá ultrapassar as preocupações que surgiram devido ao aumento dos riscos e ameaças que a Internet das coisas representa.

O ARCADIAN-IoT irá desenvolver, implementar e validar características e ferramentas inovadoras de segurança e privacidade, mantendo simultaneamente o equilíbrio entre as funcionalidades, desempenho, usabilidade e custo dos dispositivos, um equilíbrio de importância vital para as empresas, especialmente PMEs.

ARCADIAN-IoT tem uma estratégia clara para desenvolver e avançar tecnologias tais como Blockchain, Encriptação em cadeia, IDs descentralizados, eSIM, Biometria ou IA federada.

Esta nova abordagem terá um impacto positivo nas empresas e indivíduos que desenvolvem, implantam, transformam e/ou utilizam dispositivos e sistemas da Internet das Coisas (IoT).

O ARCADIAN-IoT é um forte consórcio de 12 parceiros de oito países europeus, e cada um deles tem um registo comprovado de excelentes competências, que serão dedicadas ao sucesso do projecto. A equipa inclui representantes de instituições de investigação, academia, indústria e PMEs. Os parceiros têm também um ecossistema estabelecido que promove a transferência de tecnologia e o desenvolvimento empresarial em incubadoras, aceleradores, e envolverão ainda mais as PMEs para aumentar a confiança e a segurança nos seus negócios com as soluções de ARCADIAN-IoT.

O consórcio ARCADIAN-IoT é coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) em Portugal, e conta com parceiros multidisciplinares com experiência em ciber-segurança, sistemas IoT, encriptação, privacidade de dados e mecanismos de recuperação. Os membros do consórcio são: ATOS IT Solutions and Services (Espanha), E-Lex Studio Legale (Itália), Load Interactive (Portugal), Martel (Suíça), RGB Medical Devices (Espanha), RISE Research Institute of Sweden (Suécia), BOX2M Engineering (Roménia), SCNL Truphone (Portugal), Universidad de Navarra (Espanha), University of West Scotland (Reino Unido), XLAB (Eslovénia).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.