OSHA lança orientações para regresso ao trabalho para gestores e trabalhadores

Notícias Segurança no Trabalho

Pode ser difícil regressar ao trabalho após a infeção de COVID-19 aguda ou a COVID prolongada. Alguns sintomas podem persistir muito depois do diagnóstico e a doença pode variar de um dia para outro. Por essa razão a OSHA, acaba de lançar dois guias práticos para trabalhadores em recuperação visa ajudar as pessoas que trabalham e as que procuram emprego ou que encontraram um novo emprego.

Os dois novos guias da EU-OSHA explicam os desafios que enfrentam os trabalhadores no regresso ao trabalho após a COVID-19, tanto na sua forma aguda como quando os sintomas se prolongam, também conhecida como COVID prolongada. Propõem aos gestores e aos trabalhadores soluções simples para a gestão do regresso ao trabalho.

Cobre aspectos como manter-se em contacto com o empregador, gerir um regresso faseado e o apoio oferecido pelos serviços de saúde ocupacional.

Para muitas pessoas, voltar ao trabalho é uma parte importante do processo de recuperação, ainda que implique ter um horário reduzido e mudar de regime de trabalho e de funções até estarem completamente restabelecidas.

Direcionado a trabalhadores ou a gestores, cada um dos guias oferece conselhos práticos sobre como manter o contacto durante a baixa por doença, a entrevista de regresso ao trabalho, medidas eventualmente necessárias como, por exemplo, ajustamentos temporários do horário de trabalho ou das funções, e onde obter ajuda.

Uma boa colaboração ajuda os trabalhadores no seu restabelecimento e os gestores a ter de volta às suas equipas de trabalho membros de pessoal que fazem falta.

Leia o Guia de regresso ao trabalho após a COVID-19 e COVID prolongada para trabalhadores em recuperação

Leia o Guia de regresso ao trabalho após a COVID-19 e COVID prolongada para gestores

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.