CE e EOSC assinam memorando de entendimento para implementar plataforma European Open Science Cloud

Notícias

A Comissão Europeia e a Associação EOSC assinaram um memorando de entendimento com vista à implementação da plataforma European Open Science Cloud. Garantir uma plataforma de dados de investigação comum, onde a informação é pesquisável, acessível, interoperável e reutilizável é o objectivo final do EOSC – European Open Science Cloud.

Os objectivos da iniciativa são convergentes com a visão da Comissão Europeia para a implementação de uma política de Ciência Aberta no continente. Como tal, foi assinado a 23 de junho, em Bruxelas, um memorando de entendimento que consagra uma parceria entre a associação e Comissão Europeia. 

O documento garante que, até 2030, existirá uma abordagem coordenada da Comissão Europeia e dos seus estados-membros nos investimentos e iniciativas relativos ao ecossistema EOSC, no âmbito do quadro Horizon Europe. 

A associação destaca como esta parceria reforça a política europeia de Ciência Aberta, podendo gerar “capital de confiança em processos de investigação capacitados digitalmente e mais abertos” cujas mais-valias dizem respeito não só aos cientistas mas também para toda a sociedade. “A EOSC oferece uma infraestrutura que procura transformar a Ciência Europeia”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.