Produtos de tabaco no valor de mais de 2 milhões de euros apreendidos Portugal e Espanha

Notícias

A Guarda Nacional Portuguesa (Guarda Nacional Republicana) e a Polícia Nacional Espanhola (Policía Nacional), apoiadas pela Europol e as autoridades aduaneiras espanholas, desmantelaram um grupo de crime organizado envolvido em fraude de impostos especiais de consumo e no contrabando de produtos do tabaco.

O dia de acção a 7 de Julho de 2021 levou a:

  • 82 buscas de localização (70 em Portugal e 12 em Espanha) visando residências privadas, armazéns, garagens e veículos
    – 17 detenções (5 em Portugal e 12 em Espanha)
    – Linha de produção completa de cigarros de enrolar desmontados
    – 8 000 kg de tabaco no valor de 2 000 000 de euros apreendidos
    – 454 000 cigarros no valor de 113 500 euros apreendidos
    – As apreensões incluíram também 7 armas, 24 veículos e 216 000 euros (116 000 euros em dinheiro e 100 000 euros numa conta bancária)
    – Cerca de 3,2 milhões de euros em produtos do tabaco apreendidos desde o início da investigação


A rede criminosa estava envolvida na importação ilegal de grandes quantidades de folhas e faixas de tabaco de Espanha para Portugal. Esta matéria-prima servia a produção ilegal tanto de cigarros como de tabaco para enrolar os seus próprios cigarros, distribuídos no mercado negro português.

Anteriormente, em meados de Junho de 2021, as autoridades espanholas descobriram e desmantelaram instalações de corte e processamento. O tabaco aí processado foi enviado para Portugal, onde foi armazenado em diferentes armazéns antes de ser novamente distribuído.

Desde que a investigação foi lançada em Maio de 2020, as autoridades portuguesas e espanholas detiveram 23 indivíduos e apreenderam cerca de 1,8 milhões de cigarros ilícitos, juntamente com 11 toneladas de tabaco, tudo isto no valor de cerca de 3,2 milhões de euros.

O comércio ilícito de tabaco para enrolar os seus cigarros continua a ser uma tendência criminosa relevante e generalizada em Portugal. Certas marcas de cigarros “brancos baratos” tornaram-se tão populares no mercado negro que as redes criminosas começaram a falsificá-los em vez de os contrabandear. Esta actividade ilegal gera milhões de euros de lucro para as organizações criminosas envolvidas.

A Europol coordenou actividades operacionais, facilitou a troca de informações e prestou apoio analítico. A Europol forneceu apoio financeiro para a formação de patrulhas conjuntas luso-espanholas. Durante os dias de acção, a Europol destacou peritos para Portugal (Lisboa) e Espanha (Sevilha) para apoiar os investigadores no terreno com análises em tempo real de informações operacionais contra as bases de dados da Europol. Foi também prestado apoio técnico através da extracção de dados armazenados em dispositivos móveis.

A Europol criou recentemente o Centro Europeu do Crime Económico e Financeiro (EFECC) para aumentar as sinergias entre as investigações económicas e financeiras e para reforçar a sua capacidade de apoiar as autoridades responsáveis pela aplicação da lei no combate eficaz a esta grande ameaça criminosa.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.