CoU evolui para CERIS

Notícias

Comunidade de Investigação e Inovação Europeia para a Segurança (CERIS) é a evolução da Comunidade de Utilizadores para Sociedades Seguras e Resilientes (CoU).

Esta última reuniu na última década decisores políticos, cientistas, profissionais, indústria e sociedade civil e grupos regionais para discutir investigação em áreas da segurança correspondentes às do seu programa – combate ao crime e terrorismo, sociedades resilientes a catástrofes, protecção de infra-estruturas e gestão de fronteiras.

Desde o último mês, o CERIS procura uma participação mais pró-activa de peritos técnicos e da sociedade civil. O CERIS terá uma governação mais estruturada e sistemática e por área do programa de investigação de segurança da UE.

Com o objectivo de facilitar as interacções dentro da comunidade de investigação sobre segurança e os utilizadores dos resultados da investigação, em 2014 a Comissão criou a CoU. Esta plataforma informal incluía cerca de 1.500 interessados registados (decisores políticos, utilizadores finais, academia, indústria e sociedade civil) e realizava regularmente eventos temáticos com a comunidade de investigação em matéria de segurança.

À luz dos próximos desenvolvimentos do Horizon Europe entre 2021-2027, a CoU alargou o seu âmbito para se tornar a Comunidade Europeia de Investigação e Inovação para a Segurança (CERIS).

Os objectivos da CERIS são os seguintes
-analisar as necessidades de capacidade identificadas e as lacunas nas áreas correspondentes
-identificar as soluções disponíveis para colmatar as lacunas
-traduzir lacunas de capacidade e potenciais soluções em necessidades de investigação
-identificar oportunidades de financiamento e sinergias entre diferentes instrumentos de financiamento
-identificar as necessidades relacionadas com a investigação em matéria de normalização
-integrar os pontos de vista dos cidadãos

Tagged