VW Autoeuropa testa duo trailer em Portugal

Notícias Transportes


A Volkswgen Autoeuropa, numa acção com a KLOG Transport Solution e a área de logística, realizou um teste com um duo trailer em Portugal, numa operação acompanhada pela segurança industrial. O duo trailer permite duplicar a carga transportada e reduzir em 30% o consumo de combustível e as emissões de gases nocivos para a atmosfera.

O duo trailer é composto por dois semirreboques “tradicionais” de 13,60 m, que totaliza 30,70 m de comprimento e que pode suportar até 70 toneladas de peso bruto.

Ana Martins, especialista de planeamento de transportes, explica no site da organização, consultado pela Security Magazine, que “o objectivo era evidenciar as capacidades técnicas e de segurança desta solução, assim como a fluidez de circulação e adaptação do duo trailer em meio industrial”.

A utilização do duo trailer não pretende substituir o transporte que já é feito em camião. Trata-se de uma solução que a logística tem vindo a investigar, porque na fábrica da SEAT em Martorell, Espanha, já existe operação com duo trailers há mais de um ano.

Com o duo trailer completo, realizou-se o mesmo trajecto que os camiões fazem para descarregarem as peças na fábrica. Esta acção foi acompanhada pela KLOG, pela equipa de logística e de segurança industrial.

Em todos os percursos o duo trailer revelou-se uma solução de fácil operação, e dentro do LOZ, mesmo requerendo algum cuidado especial nas manobras, verificou-se ser possível a sua descarga.

O duo trailer está projectado para circular nas vias rápidas e ao conseguir transportar o equivalente a dois camiões, permite reduzir efetivamente o número de camiões na estrada, com impacto na redução do consumo de combustível e de emissões de CO2.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.