Grupo MDS transforma infra-estrutura tecnológica com a Bizdirect

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Bizdirect, empresa portuguesa do grupo Claranet, foi seleccionada pelo Grupo MDS para assegurar a transformação da sua infraestrutura tecnológica em Portugal, no Brasil e em África. O projecto teve por objectivos a modernização e unificação das aplicações de produtividade, o reforço da segurança da informação em todos os dispositivos, e a simplificação da gestão e administração dos sistemas de forma centralizada e integrada, permitindo às equipas trabalhar de um modo mais simples e colaborativo.

Tendo por base a experiência da equipa de Cloud da Bizdirect em soluções Microsoft 365, foi executado um plano de migração da infraestrutura da G-Suite da Google para o Office 365.

Com as exigências decorrentes dos actuais paradigmas de trabalho, a implementação de novas funcionalidades e componentes de segurança e conformidade foi um dos focos, através da adopção da plataforma inteligente de gestão de mobilidade e segurança da Microsoft, Enterprise Mobility + Security.

Pela dimensão e complexidade do projecto, este decorreu em duas fases. Em primeiro lugar, foi feita a migração das caixas de correio, contactos e calendário de cerca de 1 500 utilizadores, sem interferir no workload dos colaboradores.

Numa segunda fase, foi realizado um comparativo de funcionalidade entre os recursos já utilizados no grupo e o portefólio Microsoft 365, de forma a integrar o maior número de ferramentas numa única consola de administração, redução de custos, e aquisição e expansão.

Nesta fase, foram configuradas funcionalidades nativas do Office 365, como o Multi-Factor Authentication, Self-Service Password Reset, Mobile Device Management e sincronização de identidades dos utilizadores on-premises para a Cloud.

A possibilidade de activar e desactivar novos aplicativos e serviços, podendo acompanhar o desenvolvimento e crescimento do grupo, a gestão numa única consola para um controlo de custos mais assertivo, uma maior mobilidade para as diferentes equipas do grupo, bem como a integração de ferramentas que optimizam o fluxo de trabalho da equipa são algumas das mais-valias alcançadas.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.