Qual o futuro da Segurança e Saúde no Trabalho?

Notícias

Uma semana após a Comissão Europeia ter lançado o Quadro Estratégico da UE para Saúde e Segurança no Trabalho 2021-2027, a EUOSHA acolheu um simpósio internacional para discutir a visão do novo Quadro, e como a Agência ajudará a implementá-lo.

O Quadro Estratégico adopta uma abordagem tripartida — envolvendo as instituições da UE, os Estados-Membros, os parceiros sociais e outras partes interessadas — e centra-se em três prioridades fundamentais:

  1. antecipar e gerir a mudança no contexto das transições ecológica, digital e demográfica;
  2. melhorar a prevenção de acidentes e doenças relacionados com o trabalho e envidar esforços no sentido de uma abordagem «visão zero» para as mortes relacionadas com o trabalho;
  3. aumentar a preparação para responder a crises sanitárias atuais e futuras.

Implementação do Quadro — um papel fundamental para a EU-OSHA

O êxito do Quadro depende da sua implementação aos níveis da UE, nacional, sectorial e empresarial, para a qual constituem elementos-chave a sua aplicação efectiva, o diálogo social, o financiamento, a sensibilização e a recolha de dados.

Os estudos prospetivos e os projectos de síntese da EU-OSHA visam antecipar os riscos e identificar prioridades, contribuindo para o desenvolvimento de práticas e políticas de SST em domínios como a digitalização e os empregos verdes, o stresse e os riscos psicossociais.

A EU-OSHA disponibiliza igualmente recursos de fácil utilização para ajudar os locais de trabalho a pôr em prática a prevenção, com toda uma série de orientações para ajudar os trabalhadores, tanto os que estão expostos na linha da frente como os que trabalham a partir de casa, a manterem-se em segurança durante a pandemia.

A participação da EU-OSHA no Roteiro sobre Agentes Cancerígenos e as suas campanhas Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis demonstram o empenho da Agência em promover, em toda a Europa e não só, uma cultura de prevenção, pedra angular da política da UE em matéria de saúde e segurança no trabalho.

Descubra o Quadro Estratégico da UE para Saúde e Segurança no Trabalho 2021-2027 

Veja aqui os vídeos do evento.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.