Fabricante de televisores obtém certificação de privacy by design

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A Hisense, fabricante de televisores, a conseguiu em Junho deste ano a certificação TÜV Rheinland de Privacy by Design. Esta certificação, segundo a empresa, “confere a capacidade dos seus televisores para proteger de maneira segura a privacidade dos dados dos utilizadores”.

Em Espanha, segundo dados de 2019 da IAB Spain, 57,5% dos lares contavam já com pelo menos uma Smart TV, que se converteu num dos dispositivos inteligentes mais populares. Estes televisores, como qualquer outro dispositivo inteligente, são equipamentos em que os utilizadores depositam muita informação pessoal e que ao estarem ligados à Internet podem ser objeto de ciberataques.

A TÜV Rheinland e a Hisense têm trabalhado em conjunto no campo da segurança e protecção da privacidade dos utilizadores até conseguir o certificado TÜV Rheinland Privacy by Design, que demonstra o esforço incansável de ambas as partes para conseguir avanços tecnológicos e os mais altos padrões de qualidade.

Em Junho de 2020, o European Telecommunications Standards Institute apresentou a norma ETSI TS 303 645 de segurança para a Internet das Coisas (IoT), que estabelece um marco de protecção para os produtos de consumo ligados à Internet com o objectivo de proporcionar uma base para os futuros esquemas de certificação de IoT.

Este novo padrão está assente na ETSI EN 202 645, que já oferecia um método de avaliação prático para evitar que os cibercriminosos controlem dispositivos conectados, iniciem ataques DDoS, minem cripto moedas ou espiem os utilizadores para além de reduzir o risco de fuga de dados pessoais.

Estes standards avaliam os produtos desde dois pontos: as disposições de cibersegurança e as disposições de protecção da privacidade dos dados. Ambas se centram em medidas de controlo técnico e organizativas para combater as falhas de cibersegurança e resolver os ataques à rede primária contra vulnerabilidades de cibersegurança.

Com esta certificação, a TÜV Rheinland analisou o rendimento do produto da Hisense de acordo com as normas de cibersegurança e os requisitos de protecção da privacidade marcados pela norma ETSI EN 303 645. Para além disso, a TÜV Rheinland levou a cabo uma avaliação integral do produto com uma auditoria e uma verificação completa da segurança.

O mercado europeu foi sempre uma parte essencial da estratégia de globalização da Hisense, e como patrocinador oficial do EURO 2020, a empresa adquiriu o compromisso de melhorar a protecção da privacidade e a segurança dos dados em todos os seus produtos vendidos na Europa através da investigação e desenvolvimento de novas tecnologias.

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