INEM realiza projecto experimental de Ginástica Laboral

Notícias Segurança no Trabalho

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), pela mão do Gabinete de Qualidade (GQ), realizou ao longo das últimas semanas um conjunto de acções online, na qual os colaboradores praticavam exercícios de ginástica laboral. Direccionada a todos os profissionais do Instituto, esta iniciativa teve como principal objectivo promover “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis” e contribuir para o bem estar físico e psicológico dos trabalhadores do INEM e promover o clima organizacional através da aproximação dos trabalhadores.

As lesões músculo-esqueléticas continuam a ser um dos problemas de saúde relacionados com o trabalho mais prevalentes na Europa. Os trabalhadores do INEM estão expostos a diversos fatores de risco, tais como posturas cansativas e penosas, movimentos repetitivos e elevação ou deslocação de cargas pesadas.

Assim, ao longo das últimas semanas, com uma periodicidade bissemanal, diversos trabalhadores do INEM com formação académica em áreas relevantes para temática, colaboraram com o GQ do INEM e, através de videoconferência, organizaram diversas sessões onde se praticou um pouco de exercício físico.

Este projecto está integrado na Campanha Europeia “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis: Aliviar a Carga” lançada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), com o intuito de prevenir as lesões músculo-esqueléticas (LME) relacionadas com o trabalho.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.