Jogos Olímpicos contaram com novo processo de reconhecimento facial

Lazer e Desporto Notícias

A Atos forneceu as tecnologias de informação críticas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O envolvimento da Atos incluiu desde a gestão de programa e operações, desenvolvimento e alojamento de aplicações críticas até à integração digital.

A organização do evento procurou reduzir o impacto meio ambiental dos jogos, tendo migrado todos os seus sistemas para a nuvem. Com esta aposta a organização reduziu o consumo de energia, libertação de calor, quantidade e número de infra-estruturas de hardware que requerem muitos recursos e número de colaboradores afectos a essas operações.

Todas as aplicações críticas foram alojadas 100% na cloud da Atos, foram emitidas 400.000 acreditações – mais 30% que nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016 -, as quais serviram como documento oficial seguro de entrada na fronteira do Japão, 339 eventos do programa olímpico com transmissão quase instantânea dos resultados aos atletas, jornalistas e emissoras e 200.000 horas de provas técnicas. Os servidores físicos foram reduzidos em quase 40% em comparação com a última edição, passando de 250 para 130.

De acordo com a Atos, a empresa proporcionou serviços como o sistema de gestão de jogos, que apoia a planificação e operações dos jogos e os sistemas de difusão de informação, que entregam resultados em tempo real.

A Atos assegurou ainda toda a infra-estrutura de TI, aproveitando a sua experiência em cibersegurança e como fornecedor de serviços geridos. Os seus serviços de segurança centralizados e assentes na nuvem incluíram um centro de operações de segurança, uma equipa de resposta a incidentes de segurança informática, serviços de detecção e resposta de endpoints e avaliação de vulnerabilidades.

A Atos também implementou a tecnologia edge computing que permitiu reduzir o tempo de processamento e desenvolvimento do sistema de controlo de acessos avançado com reconhecimento facial.

Controlo de acesso avançado

O sistema implementado contou com o apoio das soluções de equipamento da Panasonic e do reconhecimento facial da NEC. Para assegurar a entrada de mais de 300.000 pessoas, a Atos reforçou os sistemas de segurança com um sistema de identificação altamente seguro, com tempo de admissão reduzido, comparativamente com a estrutura de acreditação dos anos anteriores. Foi a primeira vez na história olímpica que um sistema de reconhecimento facial foi utilizado para atletas, voluntários e pessoal.

A Atos utilizou sistemas de acesso em 350 pontos de entrada localizados em 43 locais oficiais da competição e não competição, incluindo o centro internacional de transmissão, centro principal de imprensa e aldeia olímpica. Os chips IC foram integrados nos cartões de acreditação de todos os participantes.

Tecnicamente, a imagem do rosto de cada visitante foi submetida a uma validação fotográfica para extracção de uma característica facial que depois foi confirmada pela autenticação biométrica original da NEC. O cartão oficial não só deu acessos aos recintos olímpicos, como funcinou como isenção de visto para entrada no país, reforçando pela primeira vez a segurança geral através de um sistema de controlo de acesso avançado da Atos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.