Gigantes americanas prometem grande investimento cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A reunião do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden com CEOs deixa um acordo histórico no mercado da cibersegurança, com a Microsoft e o Google a fazerem investimentos de milhões de dólares.

Em meados deste mês, a administração Biden-Harris anunciou a criação de um plano de cibersegurança com a colaboração de várias empresas tecnológicas.

O plano, denominado “Joint Collaboration on Cyber Defence”, envolve a Amazon, Google e Microsoft, três das empresas com a maior presença no mercado internacional. Na quarta-feira passada, 25 de Agosto, a Casa Branca assistiu a uma reunião em que participaram estas três empresas, bem como outras empresas (incluindo a Apple).

O encontro, para o qual foram convidados os CEOs de várias empresas, abordou a questão da cibersegurança e como melhorá-la a fim de evitar casos como o Colonial Pipeline ou Kaseya.

A reunião de Joe Biden com os CEOs deixou um acordo histórico sobre cibersegurança.

Comecemos pelo trio que faz parte da iniciativa “Joint Collaboration on Cyber Defence”. O gigante Microsoft anunciou na reunião que vai fazer um investimento de cinco anos, de 20 mil milhões de dólares em segurança cibernética.

No caso do Google, estamos também a falar de um investimento monetário, embora menor neste caso; será de 10 mil milhões de dólares. Isto não é uma quantia pequena.

Além disso, a empresa comprometeu-se a formar 100.000 americanos em análise de dados e apoio informático. Para o efeito, a empresa fará uso do seu programa de Certificado de Carreira. O investimento também será feito ao longo de cinco anos.

Ambas as empresas, as maiores do seu sector, contribuirão com um total de 30 mil milhões de dólares para a causa. Actualmente, a cibersegurança necessita de investimento para poder crescer.

A Apple anunciou durante a reunião que iria trabalhar com os seus vendedores para impulsionar a expansão da autenticação multi-factor. Esta opção, disponível em muitos dispositivos e contas, ajuda a melhorar a segurança e a prevenir intrusões. Além disso, a empresa da maçã fornecerá nova formação de segurança, resposta a incidentes e remediação de vulnerabilidade.

A Amazon planeia oferecer dispositivos de autenticação multi-factor a todos os titulares de contas dos Serviços Web da Amazon, gratuitamente. Além disso, irá disponibilizar um curso de sensibilização para a segurança a todos os empregados.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.