APDL recebe Autoridade Nacional de Segurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) está a desenvolver dois projectos com foco na segurança. Um dos projectos visa a criação e implementação de um Data Center Campus, juntamente com o simulador Full Mission Bridge Simulator.

Os projectos foram apresentados à Autoridade Nacional de Segurança durante uma reunião na qual foram também discutidos vários aspectos relacionados com segurança da informação e cibersegurança.

A comitiva foi composta pelo Director-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e por inerência de funções Autoridade Nacional de Segurança, António Gameiro Marques, do Subdiretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Manuel da Costa Honorato, e do Subdiretor-Geral Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Lino Santos.

É no Centro de Coordenação de Navegação/Segurança, que se encontra o Simulador “Full Mission Bridge Simulator”, equipamento que dotou a APDL de valências na área de treino de navegação fluvial, pilotagem e manobra de navios em águas restritas (portos marítimos, fluviais e eclusas) ao criar cenários para qualquer porto, para as diversas condições meteorológicas e do estado do mar, quer na entrada e barras de portos, bem como em vias fluviais, e ao local do futuro Datacenter Campus, tendo ficado evidenciada a aposta tecnológica da APDL, em sintonia com a descarbonização e transição energética.

No âmbito da missão e competências do Gabinete Nacional de Segurança e do Centro Nacional de Cibersegurança, esta visita teve como principal objetivo, a partilha de conhecimentos na área da Segurança da Informação e Cibersegurança, estreitando-se as relações de cooperação entre as instituições.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.