As aeronaves da EMSA pilotadas à distância estão a ajudar as autoridades espanholas a monitorizar activamente as emissões de enxofre dos navios que transitam no movimentado Estreito de Gibraltar.
Durante o Verão, as aeronaves da EMSA European Maritime Safety Agency, pilotadas à distância, têm vindo a monitorizar o nível de óxidos de enxofre libertados pelos navios que transitam pelo Estreito de Gibraltar, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.
A operação levada a cabo pela Direcção Geral da Marinha Mercante espanhola – sob a direcção do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana espanhol – marca a primeira vez que estas emissões foram monitorizadas por drone fora das zonas especiais de controlo de emissões designadas no Norte da Europa. Os voos estão em funcionamento desde meados de Julho a partir de uma base em Tarifa e irão continuar até ao final de Outubro.
O projecto concebido para testar a eficácia dos drones na medição das emissões poluentes dos navios foi criado pelo Ministério espanhol dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (MITMA), em colaboração com a Capitania Marítima de Algeciras e a Direcção Geral da Marinha Mercante.
Utilizando os sistemas de aeronaves pilotadas à distância (RPAS) da EMSA, o objectivo é detectar emissões de óxido de enxofre acima de um determinado nível indicando uma possível violação da Convenção Internacional sobre Poluição Marítima (MARPOL – Anexo VI). O limite actual para o óxido de enxofre nos combustíveis para navios é de 0,50% em massa.
A aeronave utilizada é uma CAMCOPTER S100 e está sob contrato com a EMSA do consórcio Nordic Unmanned, Norce e UMS Skeldar. Tem várias características que o tornam uma ferramenta útil para o serviço, incluindo a capacidade de descolar e aterrar na vertical a partir de uma área inferior a 25 metros quadrados, resistência de voo superior a seis horas e um alcance de mais de 100 km.
Para ajudar a detectar os gases gerados pela combustão do combustível e expelidos através de funis de navios, a aeronave está equipada com sensores de gás e câmaras fotográficas que cobrem tanto a gama espectral óptica como infravermelha.
Desde 12 de Julho, o RPAS realiza diariamente dois voos com uma média de dez inspecções por dia. Os números actuais mostram que dos 294 navios controlados, cerca de 27 foram encontrados em possível violação dos limites do teor de enxofre no seu combustível.
As medições e registos são automaticamente codificados no sistema de troca de informações, o que desencadeia um alerta na base de dados da EMSA THETIS-EU. Embora isto não confirme directamente o incumprimento, ajuda as autoridades portuárias a visar os navios para inspecção e a prosseguir com os testes laboratoriais necessários para eventuais sanções.
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