Euroconsumers e Google lançam jogo para aumentar índice de segurança dos consumidores

Cibersegurança e InfoSec Notícias

No âmbito do mês da cibersegurança, a Euroconsumers e a Google criaram o Space Shelter, um novo jogo online que pretende sensibilizar os consumidores para as questões de cibersegurança e transmitir comportamentos mais responsáveis no decorrer da navegação online.

Após um ano de aceleração tecnológica impulsionada por uma pandemia e por especiais ameaças de segurança, a literacia digital ganhou especial relevância.

Todos os dias, a Google bloqueia automaticamente mais de 100 milhões de tentativas de phishing; o Google Fotos criptografa 4 mil milhões de fotos e o Google Play Protect executa exames de segurança em 100 mil milhões de aplicações instaladas.

Verifica, ainda, 900 milhões de senhas diariamente e protege automaticamente mais de 4 mil milhões de dispositivos através da sua tecnologia de navegação segura.

Neste sentido, e no âmbito do mês da cibersegurança da União Europeia (UE), a Google e a Euroconsumers, com as suas congéneres locais em Portugal (DECO PROTESTE), Itália (Altroconsumo), Espanha (OCU) e Bélgica (Test-Achats), uniram-se para criar o jogo online “Space Shelter”.

O jogo torna o conhecimento sobre segurança online numa aventura, com gráficos simples, design e som de qualidade. Os jogadores terão a possibilidade de seleccionar um avatar escolhido a partir de um conjunto de personagens, passando depois por uma série de cinco mini-jogos antes de finalmente chegarem ao seu destino: o Abrigo Espacial (“Space shelter”).

Ao mesmo tempo, será possível descobrir os elementos que tornam uma conta de Internet segura, desde o uso de um gestor de passwords até à compreensão da autenticação multicaracteres, bem como de diversas configurações de privacidade do consumidor que se encontram disponíveis.

O objectivo deste novo jogo é ajudar pessoas de todas as idades a testar os seus conhecimentos e aprender novos truques, bastando para tal uma normal/básica conexão à Internet.

“Space Shelter” foi construído em HTML5 e está disponível para telemóveis (iOS e Android) e desktop.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.