Toyota lança nova geração de empilhadores eléctricos contra-balançados

Notícias Segurança no Trabalho

A Toyota Material Handling Europe lançou uma nova geração de empilhadores elétricos contrabalançados de 80volts para aplicações pesadas no interior e no exterior. Os modelos variam de 2 a 3,5 toneladas e estão disponíveis com energia eficiente de iões de lítio e focados na ergonomia para maior produtividade.

A marca continua a perseguir a mudança para operações eléctricas limpas com zero emissões.

O novo Toyota Traigo80 “oferece variadas soluções de energia e contribui para operações de manuseamento de materiais mais seguras, silenciosas, confortáveis e económicas”.

A nova gama de empilhadores eléctricos contrabalançados Toyota Traigo80 considera diversos modelos com capacidades entre 2 e 3,5 toneladas e alturas de elevação até 6,5 metros.

Os clientes podem escolher entre uma versão de chassi compacto para operações confinadas com pouco espaço ou um chassi mais longo com uma bateria maior para uso contínuo.

Além disso, foram adicionados dois novos modelos com chassi mais longo e centros de carga de 600 mm para suportar cargas de maiores dimensões.

Com o exterior totalmente em metal e chassi reforçado, o Traigo80 foi projectado para ambientes difíceis. Para desempenho superior ao ar livre e conforto ideal do operador, também é possível escolher uma cabine totalmente fechada para proteção climática, em combinação com motores protegidos para garantir durabilidade em todas as condições climáticas.

“O nosso novo empilhador eléctrico contrabalançado Toyota Traigo80 permite que os clientes mudem para maior produtividade e eficiência, sem comprometer a fiabilidade ou durabilidade, mesmo nas aplicações internas ou externas mais intensas. Temos um compromisso claro com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental dos nossos produtos, por isso acreditamos que esta nova gama de empilhadores elétricos terá um papel importante no futuro”, afirma Jose Maria Gener, vice- presidente de marketing e vendas da Toyota Material Handling Europe.

A nova gama eléctrica de 80 volts está disponível com várias soluções de energia: iões de lítio, ácido- chumbo ou célula de combustível.

Os clientes podem seleccionar dois packs de energia inteligentes, com base nas soluções de bateria de iões de lítio de alta densidade da Toyota, permitindo a máxima eficiência energética ao mesmo tempo que se reduzem as emissões de CO2 e os custos de energia.

O conceito permite que os clientes calculem a combinação ideal de bateria e carregador de acordo com os seus padrões de trabalho, levando em consideração os tempos de operação e pausas programadas durante o turno normal de trabalho.

Na maioria das aplicações, isto permite uma operação contínua durante vários turnos sem a necessidade de troca de bateria, economizando assim o custo de baterias adicionais e de equipamento para a troca.

Por exemplo, um novo Traigo80 equipado com uma pequena bateria de iões de lítio pode trabalhar um turno completo de 8 horas, com apenas dois intervalos de carga de 15 minutos durante os principais períodos de operação e 45 minutos de carga adicional durante o intervalo para refeição a meio do turno.

Os empilhadores Traigo80 movidos a iões de lítio não precisam de manutenção de bateria e possuem uma eficiência energética muito superior.

A outra solução energética para o Traigo80 será o hidrogénio, que permite operações sem emissões e pode ser reabastecido rapidamente em apenas alguns minutos.

Para utilizadores que desejam optar por uma solução de energia com baterias chumbo-ácido, o novo empilhador eléctrico de 80 volts também oferece uma troca lateral da bateria, fácil e rápida, com a simples ajuda de um porta-paletes elétrico.

O Traigo80 foi projectado para funcionar nas aplicações mais pesadas e ainda consome 15% menos energia em comparação com o modelo anterior, graças a motores e componentes aprimorados.

Ergonomia e produtividade

O novo compartimento do operador foi pensado ergonomicamente e apresenta um novo apoio de braço ajustável e diversas possibilidades de armazenamento.

O compartimento do operador agora inclui um display ‘touch’ integrado opcional que fornece informações importantes em termos de direcção, altura de elevação, peso da carga e posição do mastro, sempre ao alcance para garantir operações seguras e eficientes.

Também está disponível um display multifunções de controlos por botão de pressão.

É possível igualmente escolher entre uma gama completamente nova de comandos que melhor se adaptam ao seu estilo de operação: mini-alavancas, um único joystick multifuncional ou alavancas multifuncionais – optimizando a ergonomia e a produtividade durante o turno.

O compartimento do operador é totalmente flutuante, reduzindo o ruído e as vibrações para maior conforto.

Para a máxima eficiência e segurança do operador, o Toyota Traigo80 será equipado com funções Assist, entre as quais o conhecido e comprovado Sistema de Estabilidade Ativa (SAS) da Toyota.

O SAS monitoriza continuamente o peso da carga, a altura de elevação e a velocidade do empilhador para manter uma operação estável constantemente.

Medir e melhorar as operações
O Toyota Traigo80 estará disponível como um Equipamento Inteligente conectado, permitindo aos clientes monitorizar e melhorar as suas operações em termos de segurança, produtividade e eficiência de custos.

Agora com novos recursos, também disponíveis para a gama de empilhadores contrabalançados, começando com o novo modelo Traigo80.

Estes recursos incluem um novo visor para o operador com uma funcionalidade de verificação pré-operacional totalmente nova.

Além disso, a unidade de hardware de última geração oferece mais informações sobre como melhorar a produtividade, entendendo quando o empilhador está a ser operado com ou sem carga. Igualmente monitoriza a condição da bateria de iões de lítio ou de chumbo-ácido, contribuindo para melhorar a vida útil geral, mas também aumentando a segurança da bateria.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.